Dia da Europa: O desafio da União Europeia no pós pandemia

A Europa está num momento decisivo, refere Rui Rio, Presidente do PSD, em mensagem para assinalar o Dia da Europa. A resposta tem de ser forte e eficaz no apoio à economia no pós pandemia ou “vai crescer a contestação ao projeto europeu”.

Dia da Europa: O desafio da União Europeia no pós pandemia
Dia da Europa: O desafio da União Europeia no pós pandemia. Rui Rio, Presidente do PSD. Foto: DR

Este ano a Europa tem um desafio enorme à sua frente, que é a sua capacidade ou não de dar uma resposta cabal, uma resposta forte, uma resposta eficaz aquilo que é uma ameaça comum que é o coronavírus, refere Rui Rio, Presidente do Partido Social Democrata (PSD), na sua mensagem para assinalar o Dia da Europa, que se celebra hoje, 5 de maio.

“Tem surgido nos últimos anos resistências ao projeto europeu, movimentos de extrema-direita, mais de extrema-direita do que de extrema-esquerda, contestando o projeto e pondo em causa aquilo que são os valores fundamentais da construção europeia”, refere Rui Rio.

Em face da pandemia de COVID-19 que tem percorrido todo o mundo e em particular a Europa, Rui Rio refere: “A Europa está num momento decisivo”, pois ou “consegue responder com eficácia e com força aquilo que é a retoma da economia europeia, e no nosso caso particular da economia portuguesa pós pandemia, e a Europa resolve por muitos e bons anos o problema de ceticismo que existe relativamente ao projeto europeu, e não consegue e a Europa estará numa encruzilhada, porque aí vai crescer a contestação ao projeto europeu”.

No entanto, Rui Rio indica: “Eu sei que a solução encontrada não pode ser a solução que Portugal quer, ou que a Itália quer, ou que a Espanha quer, ou a Alemanha quer, ou que a Holanda quer, tem de ser uma solução equilibrada e consensualizada”.

O presidente do PSD concluiu referindo: “Ou há aqui uma resposta eficaz, como aquela que houve através do plano Marshall a seguir à segunda Guerra Mundial ou se não houver essa ação eficaz vai crescer o descontentamento para com a Europa”.