Dia Mundial do Teatro é celebrado online com diversas iniciativas

Teatro Nacional D. Maria II e Teatro Nacional São João assinalam o Dia Mundial do Teatro com diversas iniciativas transmitidas online. Peças de teatro, visitas guiadas e maratona de poesia são algumas das atividades.

Dia Mundial do Teatro é celebrado online com diversas iniciativas
Dia Mundial do Teatro é celebrado online com diversas iniciativas. Foto: © Rosa Pinto

O Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e o Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, bem com muito outros teatros pelo país, assinalam, hoje, 27 de março, o Dia Mundial do Teatro, com iniciativas transmitidas online.

A situação de pandemia pelo novo coronavírus levou à suspensão pelas instituições culturais das atividades e programação, no entanto, têm vindo a uma relação com os artistas e mantendo a proximidade com o público.

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, os dois Teatros Nacionais “oferecem ao longo de todo o dia uma programação online e inclusiva, que disponibiliza várias peças com que fomos felizes ao longo dos últimos anos, complementando esta vasta oferta também com poesia, documentários, visitas guiadas, vídeos e memórias” divulgou em nota a Ministra da Cultura.

O Teatro Nacional D. Maria II arranca logo de manhã com um espetáculo para toda a família.

Às 11h00, em “https://www.tndm.pt/pt/calendario/dia-mundial-do-teatro-2/” começa a Origem das Espécies, uma criação de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, a partir da obra de Charles Darwin.

Às 14h00, inicia-se uma verdadeira maratona de poesia. Em direto no Instagram, Teresa Coutinho convida 37 personalidades para darem vida à obra dos vários poetas que já passaram pelo Clube dos Poetas Vivos.

Às 17h00, a programação segue com TEATRA ao Vivo, o podcast mensal do D. Maria II, com uma emissão especial. Mariana Oliveira conversa em direto com vários artistas portugueses sobre o seu trabalho e a forma como se estão a adaptar a este momento particular.

Às 21h00, podemos assistir à peça Sopro, uma criação de Tiago Rodrigues, que estreou em 2017, no Festival d’Avignon, e venceu o Globo de Ouro de Melhor Espetáculo, em 2018.

O Teatro Nacional de São João oferece-nos um programa que se estende por toda a semana. Os espectadores vão poder acompanhar as atividades através de uma transmissão online, no site do TNSJ, e nas suas páginas no Facebook e no Instagram.

Hoje haverá uma visita guiada virtual, pelo realizador Luís Porto.

À noite, pelas 22h00, será exibida a peça Castro, tragédia nuclear do teatro português encenada por Nuno Cardoso.

Ao longo da semana, o TNSJ disponibiliza também o irreverente desvario das quatro peças que compõem a saga Ubu, de Alfred Jarry, em ebooks de download gratuito, bem como a coleção integral dos Manuais de Leitura do TNSJ.

Dia a dia, no site e nas redes sociais, continuam a ser relembrados espetáculos passados do São João.

A MC lembra que o palco é um lugar mágico, um território fora da jurisdição do tempo e do espaço, onde os sonhos podem ser verdadeiramente vividos. Talvez não exista no universo um lugar mais autêntico e mais real que o teatro. Por isso, neste dia Mundial do Teatro, reinventamo-nos e superamo-nos, mostrando que todo o mundo pode ser um palco e que, mesmo hoje, mesmo nesta hora, podemos sempre ir ao teatro. É também essa a marca distintiva da Cultura.

“Celebramos online em casa para podermos voltar, em breve, a fazê-lo juntos. Estou certa de que o faremos”, refere Graça Fonseca, Ministra da Cultura, e conclui “Hoje é o Dia do Teatro. Juntos vamos todos criar futuro na Cultura”.