Dia Nacional do Combatente é a 9 de abril

Estatuto de Antigo Combatente, que inclui o dia 9 de abril, como Dia Nacional do Combatente, foi hoje aprovado em Conselho de Ministros. A proposta de lei vem reconhecer pelo Estado os militares que combateram ao serviço de Portugal.

0
Dia Nacional do Combatente é a 9 de abril
Dia Nacional do Combatente é a 9 de abril. Foto: © Rosa Pinto

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma proposta de lei que concretiza o reconhecimento do Estado aos militares que combateram ao serviço de Portugal. O Estatuto de Antigo Combatente faz o enquadramento jurídico que lhes é aplicável e reúne numa só peça legislativa o conjunto de direitos e benefícios que já se encontram consagrados pela lei aos ex-militares ao longo do tempo, incluindo os direitos dos deficientes militares.

A proposta de lei “incorpora os instrumentos de apoio económico e social, desenvolvidos pelo Ministério da Defesa Nacional, com resultados comprovados, e cria novos instrumentos destinados a apoiar o envelhecimento digno e acompanhado daqueles que serviram o país em teatros de guerra. A proposta de lei prevê, ainda, um plano de apoio aos antigos combatentes em situação de sem-abrigo”, indica comunicado do Conselho de Ministros.

O Estatuto de Antigo Combatente define o dia 9 de abril como Dia Nacional do Combatente, uma data em que se comemoram os feitos históricos dos Antigos Combatentes na Batalha de La Lys, em França.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!