Diabetes e Acidente Vascular Cerebral

Diabetes é fator de risco para a ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A neurologista Isabel Lestro Henriques alerta para os fatores de risco da doença vascular cerebral.

0
56
Partilhas
Diabetes e Acidente Vascular Cerebral, por Isabel Lestro Henriques.
Diabetes e Acidente Vascular Cerebral, por Isabel Lestro Henriques. Foto: © DR

A propósito da recente comemoração do Dia Mundial da Diabetes, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) não pode deixar de relembrar a importância da diabetes como fator de risco para doença vascular cerebral, sendo o seu controlo fundamental contributo para a diminuição da prevalência de AVC em Portugal.

A diabetes afeta as grandes artérias cerebrais bem como a microcirculação provocando, por si só ou associada a outros fatores de risco, como a hipertensão ou o tabagismo, a deterioração da parede das artérias. Estas alterações na parede arterial favorecem a sua oclusão e consequente impedimento de passagem do sangue, ocorrendo assim os denominados AVC isquémicos.

A prevalência da diabetes tem vindo a aumentar o que tem sido relacionado entre outros fatores com o aumento da obesidade em alguns grupos etários. Apesar das alternativas terapêuticas médicas e cirúrgicas hoje existentes, só uma eficaz prevenção primária destas entidades poderá evitar um novo acréscimo na prevalência dos AVC isquémicos nestes doentes.

Juntemos esforços entre as diferentes especialidades e sociedades médicas focadas na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença vascular cerebral para que a sua ocorrência seja cada vez menor.

Nota:

Artigo de opinião de Isabel Lestro Henriques, neurologista e membro da SPAVC

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz