Diminuição de vacinação e testes está a aumentar risco mundial de COVID-19

Os países estão a diminuir as medidas de combate à pandemia de COVID-19, e sem testes e sequenciação o mundo está a ficar cego à evolução do vírus e ao surgimento de novas variantes. A pandemia ainda não terminou.

Diminuição de vacinação e testes está a aumentar risco mundial de COVID-19
Diminuição de vacinação e testes está a aumentar risco mundial de COVID-19

Há uma diminuição nas medidas de combate à pandemia de COVID-19 e muitos países estão longe de cumprir as metas globais de cobertura vacinal, taxas de testagem, acesso a tratamentos e de equipamento de proteção individual. Uma situação que levou os elementos do Conselho do ACT-Accelerator, Organização Mundial da Saúde, a alertar que a pandemia de COVID-19 ainda não acabou.

Para este grupo – copresidido pela Indonésia e pelos Estados Unidos, são necessárias ações coordenadas, vontade política sustentada e compromissos de financiamento para salvar vidas e combater a ameaça contínua do COVID-19.

Tri Tharyat da Indonésia e Loyce Pace dos Estados Unidos destacam que, embora tenha havido progressos a ameaça global do COVID-19 está longe de terminar, principalmente para grupos de risco e em países de baixo rendimento.

Dados recentes do Global COVID Access Tracker, apontam que, no mundo, cerca de um quarto dos mais vulneráveis ​​ainda precisam de uma série primária de vacinação COVID-19 (24% dos idosos e 26% dos profissionais de saúde).

Para Tri Tharyat, o “ financiamento crítico e a liderança política são necessários para a implantação de testes, tratamentos e vacinas. O financiamento do ACT-Accelerator apoiará seu trabalho para expandir o acesso a ferramentas que salvam vidas, de novos antivirais orais a doses de vacinas de reforço, para garantir que os profissionais de saúde e aqueles que estão em maior risco estejam protegidos em qualquer parte no mundo. Devemos traduzir rapidamente as vacinas em vacinação. Ninguém está seguro até que todos estejam seguros.”

Para Loyce Pace “o apoio à prontidão e aceitação da vacina está a fazer uma diferença importante para aumentar a cobertura da vacina COVID-19 e reduzir significativamente o número de países com níveis muito baixos taxas de vacinação de COVID-19”.

Acesso a testes e a tratamentos em países de maior risco

O Global COVID Access Tracker faz dezasseis recomendações de ação para o controlo da COVID-19 a médio e longo prazo, bem como para o fortalecimento da prevenção, preparação e resposta.

Mustaqeem De Gama, Diretor de Comércio Internacional Jurídico do Departamento de Comércio, Indústria e Concorrência da África do Sul, referiu: “A implementação rápida e equitativa de vacinas, testes e tratamentos é crucial para ajudar os países a combater a COVID-19”, e acrescentou que “sem testes e sequenciação adequados, o mundo está cego para a evolução do vírus e possíveis novas variantes.”

Para Olive Shisana, Conselheira Especial do Presidente para Políticas Sociais, da África do Sul, “a pandemia continua a representar uma ameaça à vida e aos meios de subsistência, especialmente na África, onde milhões de pessoas ainda não foram vacinadas e não têm acesso a novos tratamentos antivirais. Agora não é hora de complacência, mas sim de agirmos juntos em solidariedade, para garantir o acesso de todos, em todos os lugares.”