DiscoverEU vai levar 20 mil jovens de 18 anos a viajar pela Europa

Iniciativa DiscoverEU permite que 20 mil jovens de 18 anos tenham a acesso a passes para viajar pela Europa. As candidaturas estão abertas até 16 de maio e as viagens tem de se realizar de 1 de agosto de 2019 a 31 de janeiro de 2020.

DiscoverEU vai levar 20 mil jovens de 18 anos a viajar pela Europa
DiscoverEU vai levar 20 mil jovens de 18 anos a viajar pela Europa. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia abriu hoje candidaturas para jovens europeus de 18 anos poderem aceder a passes de viagem DiscoverEU. Os jovens podem candidatar-se até 16 de maio de 2019 para poderem ter a oportunidade de descobrir a Europa entre 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020.

Esta nova fase de candidaturas surge na sequência de no primeiro ano da iniciativa ter sido um sucesso. Os jovens podem desta forma explorar a diversidade cultural e os valores comuns da Europa. A Comissão Europeia centra-se, agora, no reforço da dimensão de aprendizagem do projeto. Os participantes vão receber informações e dicas sobre os lugares a visitar na Europa.

Mas os jovens interessados também podem receber um diário de viagem para registar e refletir sobre as suas experiências, e têm a possibilidade de vir a participar em eventos organizados ao nível da comunidade durante as suas viagens.

A Comissão Europeia indicou que está a trabalhar para tornar a DiscoverEU mais inclusiva e mais acessível a todos, tornando o sistema de aplicação ainda mais fácil, fornecendo conselhos para viagens económicas e acomodando, tanto quanto possível, as necessidades dos jovens com deficiência para que possam viajar.

O Comissário Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, referiu que espera que a participação na iniciativa DiscoverEU inspire os jovens “a empenharem-se nas suas comunidades e a tornarem-se embaixadores da Europa, quer seja votando nas eleições para o Parlamento Europeu, incentivando os seus pares a fazer o mesmo ou trabalhando para construir sociedades ativas”.

Quem pode candidatar-se e como?

Os candidatos devem ter nascido entre 2 de julho de 2000 (inclusive) e 1 de julho de 2001 (inclusive) e estar dispostos a viajar entre 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020 por um período máximo de 30 dias. Os jovens interessados podem candidatar-se através do Portal Europeu da Juventude. Depois do 16 de maio, um comité de avaliação seleciona os jovens vencedores que a partir de junho são notificados.

Os jovens selecionados podem viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Em princípio os jovens realizam a viajem de comboio. No entanto, e para assegurar um amplo acesso todo a Europa, podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também têm a possibilidade de participar.

A iniciativa DiscoverEU

DiscoverEU é uma experiência de viagem aberta aos jovens europeus, incluindo os oriundos de meios desfavorecidos. A Comissão lançou a iniciativa em junho de 2018, com um orçamento inicial de 12 milhões de euros, mas o orçamento para 2019 é de 16 milhões de euros.

Até agora, DiscoverEU deu a cerca de 30.000 jovens a possibilidade de viajar por toda a Europa, descobrir as riquezas do património cultural do continente, conhecer outras pessoas, aprender com outras culturas e vivenciar o que, na Europa, nos une. O primeiro ano da iniciativa DiscoverEU reuniu milhares de jovens, o que permitiu formar uma comunidade por toda a Europa. Os participantes, que nunca se tinham conhecido, estabeleceram contacto através das redes sociais, formaram grupos que viajaram de cidade em cidade e acolheram outros jovens nas suas casas.

A Comissão Europeia tenciona ainda lançar uma quarta ronda de candidaturas antes do final de 2019.

A Comissão Europeia propôs 700 milhões de euros para a iniciativa DiscoverEU ao abrigo do futuro programa Erasmus para o próximo orçamento de 2021 a 2027. Se este orçamento tiver luz verde do Parlamento Europeu e do Conselho então mais 1,5 milhões de jovens de 18 anos terão a possibilidade de viajar pela Europa entre 2021 e 2027.