Dispositivo de estimulação respiratória para pacientes de COVID-19

Dispositivo que estimula o diafragma pode ser um auxiliar para os pacientes de COVID-19. O dispositivo TransAeris recebeu autorização emergencial da FDA para uso nos doentes COVID-16 e assim possibilitar a libertação de ventiladores.

Dispositivo de estimulação respiratória para pacientes de COVID-19
Dispositivo de estimulação respiratória para pacientes de COVID-19. Foto: DR

Um dispositivo de estimulação do diafragma agora aprovado pela Agência dos EUA, Food and Drug Administration (FDA) permite auxiliar os pacientes de COVID-19 evitando o recurso a ventiladores. O sistema de estimulação tem o potencial de libertar os ventiladores, para situações complexas.

O dispositivo TransAeris da Synapse Biomedical foi desenvolvido pelo University Hospitals Cleveland Medical Center (UH) e pelo Case Western Reserve University (CWRU).

Raymond Onders, pioneiro na estimulação do diafragma na UH e na CWRU, acredita que a tecnologia pode reduzir significativamente a quantidade de tempo que os pacientes com COVID-19 passam em ventiladores.

Em geral, a estimulação diafragmática TransAeris funciona com pequenos elétrodos temporários implantados por cirurgia minimamente invasiva para estimular o diafragma (o músculo respiratório).

“A capacidade de diminuir a necessidade de ventilação mecânica permitirá mais unidades de ventilação para outros pacientes em necessidade”, referiu Onders, chefe de cirurgia geral e gastrointestinal e presidente da Remen Chair em inovação cirúrgica na UH e professor de cirurgia na CWRU.

O TransAeris foi desenvolvido inicialmente para pacientes com lesões na medula espinhal, mas provou ser eficaz em ajudar pacientes fora dos ventiladores em unidades de terapia intensiva, especialmente para pacientes cardíacos.

“Em pacientes lesionados na medula espinhal, diminuímos o tempo no ventilador de 30 para 10 dias”, referiu Onders. “Pacientes com pneumonias têm uma quantidade significativamente menor de dias de ventilação quando a estimulação do diafragma é usada”.

O sistema TransAeris pode reduzir a carga do ventilador em pacientes com COVID-19 em 26%, ajudando a liberar mais ventiladores num momento de grande procura.