Documentário “PANDEMIA: COVID-19” estreia no Discovery

No sábado, dia 4 de abril, às 21h00, no canal Discovery, o documentário “PANDEMIA: COVID-19” vai dar-nos uma análise sobre a origem e as razões da rápida expansão global do novo coronavírus de numa perspetiva científica e informativa.

Documentário “PANDEMIA: COVID-19” estreia no Discovery
Documentário “PANDEMIA: COVID-19” estreia no Discovery

PANDEMIA: COVID-19”, um documentário especial produzido pelo canal Discovery é exibido no dia 4 de abril, sábado, a partir das 21h00. No documentário vai ser analisada a origem e as razões da rápida expansão global do novo coronavírus numa perspetiva científica e informativa.

Com base em testemunhos e experiências reais de profissionais da saúde, funcionários e pacientes que combatem o vírus, um grupo de investigadores e epidemiologistas de diferentes partes do mundo tenta ajudar os espectadores a entender porque é que esta epidemia global ocorreu e o que podemos fazer para conseguir sua erradicação o mais rápido possível.

Abril de 2020 – A rápida disseminação da COVID-19, provocada por uma nova estirpe de Coronavírus, deu origem a uma crise global de saúde pública que está a colocar atualmente mudanças profundas no mundo. Da noite para o dia, este vírus mudou as nossas rotinas e a maneira como trabalhamos, bem como a forma como comunicamos com amigos e familiares, enquanto lidamos com as doenças e até com a perda de pessoas próximas. Mas como chegámos a esta situação? O que podemos aprender agora com cientistas e especialistas da área?

Para conhecer com a profundidade possível todos os detalhes sobre a expansão do vírus, o Discovery produziu ‘Pandemia: COVID-19’, um documentário especial em que cientistas e especialistas internacionais partilham as suas mais recentes investigações e outras pessoas oferecem a sua visão sobre esta pandemia global.

“PANDEMIA: COVID-19”

Um estudo publicado na revista científica Nature aponta para a origem animal do Coronavírus, que contém componentes muito semelhantes aos vírus que desenvolvem espécies como morcegos e pangolins. Há muitas notícias de que o COVID-19 transitou de animais para humanos num mercado em Wuhan, China. Mas como aconteceu isso? O documentário “Pandemia: COVID-19” dará novas informações sobre o vírus que assombra todo o planeta e dados sobre o seu tratamento e transmissão, bem como os pontos que intrigaram os médicos e cientistas que encontraram doentes infetados pela primeira vez, por Coronavírus.

O que diferencia esta produção internacional do Discovery é a abordagem equilibrada que oferece, graças à participação de cientistas e especialistas na área. Os telespectadores poderão ouvir os principais especialistas médicos na linha de frente, e funcionários do Governo e doentes, que darão testemunhos em primeira mão. Além disso, os especialistas revelarão por que o COVID-19 é único e explicarão as razões pelas quais o mundo não estava preparado para isso, além de refletir sobre as ações que poderiam ter sido tomadas para conter a sua disseminação. Desta forma, durante mais de uma hora, este especial lançará uma luz sobre aqueles que lideram a luta para encontrar respostas, bem como uma possível cura.

O documentário também examina como numa questão de semanas este vírus se espalhou pelo mundo, afetando países como China, EUA e Itália em maior escala, onde se regista um elevado número de mortes e pessoas infetadas. “Pandemia: COVID-19” viaja para os EUA para descobrir a origem do surto no país, bem como para perceber como a rápida disseminação na cidade de Seattle e a dramática e inesperada expansão nos Estados Unidos. Analisará ainda os efeitos das medidas drásticas tomadas em todo o país que afetam instituições, escolas e empresas num grande número de estados, que foram forçados a fechar as portas para evitar a transmissão.