Dramática situação dos arménios étnicos que fogem de Nagorno-Karabakh

Organização Mundial da Saúde intensifica apoio ao Ministério da Saúde da Arménia na atual situação dramática da fuga para a Arménia, da quase totalidade da população do território de Nagorno-Karabakh, após a intervenção militar do Azerbaijão.

Dramática situação dos arménios étnicos que fogem de Nagorno-Karabakh
Dramática situação dos arménios étnicos que fogem de Nagorno-Karabakh

Mais de 100 mil arménios étnicos de Nagorno-Karabakh abandou o território em direção à Arménia. Um número de pessoas que se estima seja quase a totalidade da população do território, o que, indica a Organização Mundial da Saúde (OMS), está a desencadear uma crise humanitária com graves necessidades em cuidados de saúde.

A OMS refere que está a trabalhar para apoiar o Ministério da Saúde da Arménia, no âmbito de uma resposta mais ampla liderada pelo Governo. Um trabalho que se desenrola agora mas que irá continuar nos próximos meses.

“Quando o êxodo começou, enviei rapidamente o meu Enviado Especial, Robb Butler, para ajudar a avaliar a situação e a traçar estratégias com o Ministério da Saúde Arménio sobre um plano abrangente de emergência sanitária. Já mobilizámos suprimentos de saúde e conhecimentos especializados internacionais para ajudar um sistema de saúde que lida com um afluxo súbito e maciço de refugiados, muitos dos quais com necessidades médicas específicas”, referiu Hans Henri P Kluge, Diretor Regional do Escritório Regional da OMS para a Europa.

Apoio da OMS às vitimas da explosão de depósito de combustível

Hans Henri P Kluge referiu ainda que “a OMS já havia preposicionado suprimentos para crises para a Arménia. Após a dramática explosão de um depósito de combustível ao longo da rota feita pelos que entram na Arménia, a OMS está a enviar kits de queimaduras para apoiar a necessidade de cuidados avançados para pacientes com queimaduras graves. Para apoiar as necessidades gerais de saúde da população deslocada, a OMS também está a enviar medicamentos para doenças não transmissíveis, que cobrirão 3 meses de tratamentos para até 50.000 pessoas”.

“Ativámos os nossos sistemas de emergência e enviaremos especialistas ao país numa série de disciplinas, incluindo saúde mental, gestão de queimaduras, serviços essenciais de saúde e coordenação de emergências, após uma avaliação completa das necessidades. Os desafios são realmente enormes e estamos lá para fazer tudo o que pudermos”, acrescentou o responsável regional da OMS.

Muitas necessidades

A OMS descreve que Robb Butler, Enviado Especial do Director Regional, reuniu-se com a Ministra da Saúde da Arménia, Anahit Avanesyan, para reiterar o apoio total e inabalável da OMS. Com base nas suas discussões e na missão de campo a um ponto crítico de registo de refugiados, a OMS/Europa e a OMS/Arménia concordaram com o Ministério da Saúde da Arménia no seguinte:

  • Mobilizar imediatamente especialistas em queimaduras de Israel, Bélgica e Líbano, e suprimentos para tratar os feridos;
  • Avaliar e abordar as necessidades de imunização dos refugiados;
  • Implantar uma equipa de saúde mental e psicossocial;
  • Implantação de clínicas modulares pré-fabricadas em áreas remotas;
  • Apoiar o governo na integração de profissionais de saúde, incluindo – até agora – quase 300 médicos e 1200 enfermeiros, provenientes da região de Karabakh, nos cuidados de saúde primários e em ambientes hospitalares na Arménia.

Uma situação de grande sofrimento

Robb Butler afirmou: “A minha visita a Goris, perto do ponto de passagem da fronteira, onde me encontrei com funcionários, organizações não-governamentais locais, equipas de resposta humanitária e beneficiários de saúde e outros serviços essenciais, encheu-me de tristeza, mas também de esperança”.

“Na primeira grande cidade para onde os refugiados estão a fugir, vi uma imensa manifestação de solidariedade da comunidade arménia local e dos voluntários, que estão a fazer tudo o que podem para fornecer comida, água e abrigo. Mas vê-se o desespero em muitos rostos dos deslocados. Eles deixaram tudo para trás: as suas casas, os seus pertences, os túmulos dos seus entes queridos. Existem crianças, idosos, mulheres e jovens mulheres com necessidades específicas de saúde sexual e reprodutiva. É claro que as cicatrizes mentais e emocionais que os refugiados carregam levarão tempo para sarar. Mas também é óbvio que a velocidade impressionante com que esta crise se está a desenrolar exige que todos os intervenientes – a OMS, os nossos parceiros da ONU, as organizações da sociedade civil – complementem e apoiem os esforços do Governo”, relata Robb Butler.

A OMS referiu que outra necessidade crítica são equipamentos, suprimentos e especialistas para ajudar a tratar queimaduras moderadas a graves, após a enorme explosão do depósito de combustível em 25 de setembro, em meio ao êxodo. A explosão matou pelo menos 170 pessoas e feriu outras 200, muitas com queimaduras graves.

“É de partir o coração testemunhar este grau de sofrimento”, descreve Robb Butler depois de visitar a Unidade Nacional de Queimados em Yerevan, onde alguns dos sobreviventes estão a ser tratados. “Todas as camas deste hospital de 80 camas estão ocupadas com sobreviventes da explosão em Karabakh. Os profissionais de saúde estão a trabalhar arduamente para tratá-los e reabilitá-los, mas este é um país pequeno com capacidade limitada e as necessidades são imensas.”

“Este é apenas o começo da assistência da OMS à Arménia neste momento de necessidade”, afirmou o responsável regional da OMS, e concluiu: “Infelizmente, este desafio humanitário levará muito tempo para ser resolvido. Louvo o Ministério da Saúde arménio e todos os profissionais de saúde que tanto estão a fazer para garantir que a saúde esteja no centro da resposta. A OMS e os nossos parceiros no terreno estarão presentes a longo prazo.”