Durante a Lua Cheia há um aumento de mortes por suicídio

As suspeitas, que durante a fase de Lua Cheia, as pessoas tinham mudanças misteriosas vieram confirmar-se. Investigação mostra que durante a Lua Cheia verifica-se um aumento significativo no número de mortes por suicídio.

Durante a Lua Cheia há um aumento de mortes por suicídio
Durante a Lua Cheia há um aumento de mortes por suicídio. Foto: Rosa Pinto

Durante a fase de Lua Cheia houve, desde muitos séculos, suspeitas que seria um período que causava mudanças misteriosas nas pessoas. Agora, psiquiatras da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana verificaram que durante a fase de Lua Cheia há um aumento no número de mortes por suicídio.

O investigador Alexander Niculescu esclareceu: “Queríamos analisar a hipótese de que os suicídios aumentam durante o período próximo às luas cheias e determinar se os pacientes de alto risco devem ser acompanhados mais de perto durante esses períodos”.

A equipa de investigadores de Alexander Niculescu analisaram dados de um local de Indiana, sobre suicídios ocorridos entre 2012 e 2016, e descobriram que as mortes por suicídio aumentaram significativamente durante a semana da Lua Cheia, e em que as pessoas com mais de 55 anos apresentaram um aumento muito significativo.

A hora do dia e os meses em que ocorreram os suicídios também foram analisados e os investigadores descobriram que das 15h00 às 16h00 e no mês de setembro são os picos em que ocorreu o maior número de suicídios, dados que constam das conclusões da investigação publicadas na revista “Discover Mental Health”.

“De uma perspetiva clínica e de saúde pública, encontramos algumas mensagens importantes neste estudo”, disse Alexander Niculescu, e acrescentou: “Os pacientes de alto risco devem, possivelmente, ser acompanhados mais de perto na semana da Lua Cheia, no final da tarde e talvez no mês de setembro.”

A equipa de investigadores já tinha desenvolvido testes de biomarcadores sanguíneos para outras condições de saúde menta, como: ansiedade, depressão, transtorno de stress pós-traumático e dor. Usando amostras de sangue recolhidas de algumas pessoas que se suicidaram os investigadores conseguiram ver quais os biomarcadores que estavam presentes.

“Testamos uma lista dos principais biomarcadores sanguíneos para tendências suicidas que identificamos em estudos anteriores”, disse Alexander Niculescu. “Os biomarcadores de tendências suicidas que são preditivos de morte por suicídio durante a lua cheia, horário de pico do dia e mês de pico do ano, em comparação com fora desses períodos, parecem ser genes que regulam o próprio relógio interno do corpo, o chamado ‘relógio circadiano’. Usando os biomarcadores, também descobrimos que pessoas com transtorno de uso de álcool ou depressão podem estar em maior risco durante esses períodos de tempo”.

O investigador referiu que o aumento da luz da Lua Cheia pode ser o que leva ao aumento de suicídios durante esse período. A luz ambiente desempenha um papel importante no ritmo circadiano do corpo, que é o ciclo natural de 24 horas que o nosso corpo segue para regular quando estamos a dormir e quando estamos acordados. O luar pode estar a impactar as pessoas num momento em que deveria estar mais escuro.

“O efeito da luz ambiente e dos relógios biológicos no suicídio precisa ser estudado mais de perto, juntamente com a forma como as pessoas dormem e sua exposição à luz”, acrescentou Alexander Niculescu. “As mudanças na luz podem afetar pessoas vulneráveis, em conjunto com outros fatores de risco.”

Quanto aos outros dois períodos de pico de suicídios, Alexander Niculescu disse que o pico de suicídios das 15h às 16h pode estar relacionado o stress ao longo do dia, bem como a uma diminuição da luz que começa a ocorrer naquele horário, causando uma menor expressão dos genes do relógio circadiano. E em setembro, muitas pessoas estão a experimentar o fim das férias de verão, o que pode causar stress, além de efeitos sazonais de transtorno afetivo, já que a luz do dia diminui nessa época do ano.

“Nosso trabalho mostra que a Lua Cheia, o outono e o final da tarde são janelas temporais de maior risco de suicídio, principalmente em indivíduos que sofrem de depressão ou transtornos por uso de álcool”, concluiu o investigador.

No futuro, Alexander Niculescu espera poder estudar se a exposição aos ecrãs à noite contribui para o aumento da tendência suicida nas pessoas, especialmente nas mais jovens, pois a situação é que se houver confirmação então temos a Lua Cheia nas mãos todas as noites.