Economia favorável e PIB a crescer 2,8%

Dados divulgados hoje pelo INE indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,8%, no 2º trimestre de 2017, por comparação com o período homólogo. Relativamente ao trimestre anterior o PIB cresceu 0,2%.

0
1
Partilhas
Rio Douro e cidades do Porto e Vila Nova de Gaia
Rio Douro e cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Foto: Rosa Pinto

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou hoje os dados referentes à evolução da economia, indicando que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,8% no 2º trimestre de 2017. Trata-se de um crescimento em relação a idêntico período de 2016 e representa o maior índice de crescimento da última década.

Os dados publicados pelo INE indicam ainda que o crescimento continua a estar associado a uma aceleração do investimento, o que, no entendimento do Ministério das Finanças (MF), “confere um sinal positivo sobre a sustentabilidade e o equilíbrio do atual padrão de crescimento.”

Da análise dos dados o MF indica que “a economia portuguesa cresce pelo décimo quinto trimestre consecutivo, de novo a um ritmo superior à média da União Europeia, ou +0,6 pontos percentuais, e num contexto de equilíbrio das contas públicas e das contas externas.”

Os dados do crescimento estão acima das previsões traçadas pelo Governo no Orçamento do Estado para 2017 e no Programa de Estabilidade 2017-2021, pelo que o MF refere em comunicado ser “um sinal claro, quer do forte dinamismo atual da economia, quer da prudência dos cenários macroeconómicos subjacentes às projeções orçamentais.”

Este crescimento do PIB, indicado pelo INE,” acompanha a evolução do mercado de trabalho, com mais 163,9 mil empregos e menos 98 mil desempregados face a 2016. A taxa de desemprego está abaixo dos 9% e da média da área do euro”, indica o MF, acrescentando que “a qualidade do emprego criado pode ser medida pelo facto de a criação líquida de emprego permanente representar 91% do total e pelo facto de 95% corresponderem a empregos a tempo completo”.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz