Eduardo Cabrita toma posse para reestruturar Proteção Civil

Eduardo Cabrita tomou posse como Ministro da Administração Interna, e tem como missão reestruturar a Autoridade Nacional de Proteção Civil. Uma reestruturação imposta pelas diversas falhas ocorridas durante as tragédias dos incêndios.

Eduardo Cabrica (à esquerda) toma posse como Ministro da Administração Interna
Eduardo Cabrica (à esquerda) toma posse como Ministro da Administração Interna. Foto: TVEuropa

As tragédias dos incêndios dos últimos quatro meses que levaram à morte de pelo menos 107 pessoas, centenas de feridos e uma área ardida de mais de 500 mil hectares, levou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a exigir um novo ciclo governativo ao Primeiro-Ministro, António Costa, e este, na sequência do pedido de demissão da Ministra da Administração Interna, respondeu com a nomeação de nova equipa governativa para o Ministério da Administração Interna.

Eduardo Cabrita, que exercia o cargo de Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro, foi nomeado Ministro da Administração Interna e para o lugar de Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro foi nomeado Pedro Siza Vieira. Ambos tomaram hoje posse dos cargos, dada pelo Presidente da República, no Palácio de Belém.

Para os lugares de secretarias de estado foram nomeadas e também tomaram hoje posse: Maria Isabel Solnado Porto Oneto, Secretária Estado Adjunta e da Administração Interna, José Artur Tavares Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil e Carlos Manuel Soares Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais, os três para o MAI e Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.