EMA aprova medicamento RoActemra para tratar COVID-19 grave

Agência Europeia de Medicamentos aprova medicamento para tratar pessoas adultas com COVID-19 grave. O medicamento RoActemra comercializado pela Roche é usado para tratamento de doenças inflamatórias artrite.

EMA aprova medicamento RoActemra para tratar COVID-19 grave
EMA aprova medicamento RoActemra para tratar COVID-19 grave

O medicamento RoActemra (tocilizumab) usado para o tratamento de doenças inflamatórias artrite reumatóide, artrite idiopática juvenil sistêmica, poliartrite idiopática juvenil, arterite de células gigantes e síndrome de liberação de citocinas (SRC), foi aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) para tratamento de COVID-19 grave em adultos.

O medicamento, comercializado pela Roche, é agora recomendado para o tratamento de adultos com COVID-19 que estejam a receber tratamento sistémico com corticosteroides e necessitem de oxigénio suplementar ou ventilação mecânica.

A EMA referiu que tomou a decisão de aprovação do tocilizumab no seguimento da avaliação dos dados de um estudo que envolveu 4.116 adultos hospitalizados com COVID-19 grave que necessitaram de oxigênio extra ou ventilação mecânica e tinham níveis elevados de proteína C reativa no sangue (indicando inflamação).

O estudo demonstrou que o tratamento com RoActemra administrado por perfusão em adição ao tratamento padrão reduz o risco de morte quando comparado com o tratamento padrão isolado. No geral, 31% dos pacientes tratados com RoActemra mais o tratamento padrão morreram dentro de 28 dias de tratamento, em comparação com 35% dos pacientes que receberam apenas o tratamento padrão. Além disso, 57% dos pacientes que receberam RoActemra conseguiram deixar o hospital em 28 dias, em comparação com 50% dos pacientes que receberam apenas o tratamento padrão.

O estudo também indicou que um aumento na mortalidade não pode ser excluído ao usar RoActemra em pacientes que não estão a receber corticosteroides sistémicos. No entanto, o perfil de segurança do medicamento foi favorável para aqueles que já estão a receber tratamento com corticosteroides e concluiu que os benefícios do medicamento são superiores aos riscos para estes doentes.

O medicamento RoActemra

A EMA descreve que o RoActemra é um medicamento imunomodulador, ou seja, um medicamento que altera a atividade do sistema imunológico. A substância ativa do RoActemra, o tocilizumab, é um anticorpo monoclonal, um tipo de proteína concebida para se ligar a um alvo específico (denominado antigénio) no organismo.

O RoActemra liga-se ao receptor de uma molécula mensageira ou ‘citocina’ a interleucina-6 (IL-6). A IL-6 é produzida pelo sistema imunológico do corpo em resposta à inflamação sistémica (inflamação em todo o corpo), que desempenha um papel importante na doença COVID-19 grave e na insuficiência respiratória associada. Ao prevenir a IL-6 de se ligar aos recetores, O RoActemra reduz a inflamação e melhora os sintomas de COVID-19 grave.