EMA: Coágulos sanguíneos na lista de efeitos da Vacina COVID-19 Janssen

Agência Europeia de Medicamentos encontra possível ligação entre casos muito raros de coágulos sanguíneos incomuns com plaquetas baixas e a vacina COVID-19 da Johnson & Johnson. Mas os benefícios da vacina são muito superiores aos riscos.

EMA: Coágulos sanguíneos na lista de efeitos da Vacina COVID-19 Janssen
EMA: Coágulos sanguíneos na lista de efeitos da Vacina COVID-19 Janssen

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) concluiu que o surgimento de coágulos sanguíneos incomuns com plaquetas baixas é um efeito colateral muito raro da toma da vacina COVID-19 da Johnson & Johnson.

A conclusão a que chegou o comité de segurança da EMA teve em conta todas as evidências atualmente disponíveis, incluindo oito relatórios dos Estados Unidos de casos graves de coágulos sanguíneos incomuns associados a níveis baixos de plaquetas sanguíneas. Um dos quais teve um desfecho fatal, quando em 13 de abril de 2021, já tinham sido vacinadas mais de 7 milhões de pessoas.

A EMA refere que todos os casos ocorreram em pessoas, na maioria em mulheres, com menos de 60 anos de idade nas três semanas após a vacinação. O Comité de Segurança observou que os coágulos sanguíneos ocorreram principalmente em locais incomuns, como nas veias do cérebro (trombose do seio venoso cerebral, CVST) e do abdómen (trombose da veia esplâncnica) e nas artérias, juntamente com níveis baixos de plaquetas sanguíneas e às vezes hemorragias.

O comité de segurança indica que os casos revisados foram muito semelhantes aos casos que ocorreram com a vacina COVID-19 Vaxzevria desenvolvida pela AstraZeneca.

Em face dos casos analisados a EMA indica que os profissionais de saúde e as pessoas a vacinar devem saber da possibilidade de ocorrerem casos muito raros de coágulos sanguíneos combinados com níveis baixos de plaquetas sanguíneas nas três semanas após a vacinação.

Benefícios da vacina superam os riscos

A COVID-19 está associada a um risco de hospitalização e morte. Em comparação com a ocorrência de coágulos sanguíneos e plaquetas sanguíneas baixas que é muito rara, os benefícios gerais da vacina COVID-19 Janssen, da Johnson & Johnson, na prevenção da COVID-19 superam os riscos de efeitos colaterais.

Após mais esta avaliação científica do comité científico e de segurança a EMA indica que as vacinas COVID-19 são seguras e eficazes. Assim, a utilização da vacina nas campanhas de vacinação a nível nacional terá em consideração a situação pandémica e a disponibilidade da vacina em cada Estado-Membro da União Europeia.

Recursos durante a vacinação

O comité científico da EMA enfatiza a importância de estar disponível tratamento médico especializado imediato. Ao serem reconhecidos sinais de coágulos sanguíneos e plaquetas sanguíneas baixas devem ser tratados precocemente, e os profissionais de saúde devem poder ajudar as pessoas afetadas na sua recuperação e evitar complicações. A trombose em combinação com a trombocitopenia requer tratamento clínico especializado.

Os profissionais de saúde devem consultar a orientação aplicável e / ou consultar especialistas médicos (por exemplo, hematologistas, especialistas em coagulação) para diagnosticar e tratar esta condição.

Observações e efeitos secundários da vacina

Ocorreram casos raros de coágulos sanguíneos incomuns com plaquetas baixas em pessoas que receberam a vacina COVID-19 da Janssen nos Estados Unidos.

O risco de ter o efeito colateral de coágulo sanguíneo é muito baixo, mas as pessoas que vão receber a vacina ainda devem saber reconhecer a existência dos sintomas para que possam receber tratamento médico imediato para ajudar na recuperação e evitar complicações.

Os indivíduos devem procurar atendimento médico urgente se apresentarem algum dos seguintes sintomas nas três semanas após a vacinação com a vacina COVID-19 Janssen:

falta de ar
dor no peito
inchaço nas pernas
dor abdominal persistente (barriga)
sintomas neurológicos, como dores de cabeça fortes e persistentes ou visão turva
pequenas manchas de sangue sob a pele, além do local da injeção.

Fale com o seu profissional de saúde ou entre em contato com as autoridades nacionais de saúde relevantes se tiver dúvidas sobre a vacinação.

Observações para profissionais de saúde

Os profissionais de saúde devem estar atentos aos sinais e sintomas de tromboembolismo e trombocitopenia para que possam tratar prontamente as pessoas afetadas de acordo com as diretrizes disponíveis.

A trombose em combinação com a trombocitopenia requer tratamento clínico especializado. Os profissionais de saúde devem consultar a orientação aplicável e / ou consultar especialistas (por exemplo, hematologistas, especialistas em coagulação) para diagnosticar e tratar esta condição.

Os profissionais de saúde devem dizer às pessoas que recebem a vacina que devem procurar atendimento médico se desenvolverem:

sintomas de coágulos sanguíneos, como falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor abdominal persistente

sintomas neurológicos, como dores de cabeça graves e persistentes e visão turva

petéquias fora do local da vacinação após alguns dias.

Os benefícios da vacina COVID-19 da Johnson & Johnson continuam a superar os riscos para as pessoas que a recebem. A vacina é eficaz na prevenção de COVID-19 e na redução de hospitalizações e mortes.