Emanuel Quartin e Carlos Boto vencem Prémio de “Investigação em Medicina Regenerativa”

Artigo científico dos investigadores Emanuel Quartin e Carlos Boto, da Universidade de Coimbra, vence Prémio de "Investigação em Medicina Regenerativa", atribuído pela Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular e pela Crioestaminal.

Emanuel Quartin e Carlos Boto vencem Prémio de
Emanuel Quartin e Carlos Boto vencem Prémio de "Investigação em Medicina Regenerativa". Edifício da Universidade de Coimbra. Foto: © Rosa Pinto

O artigo científico “Prolonged intracellular accumulation of light-inducible nanoparticles in leukemia cells allows their remote activation” da coautoria dos investigadores Emanuel Quartin e Carlos Boto, do CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, vence a 1ª edição do Prémio “Investigação em Medicina Regenerativa”, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular (SPCE-TC) e pela Crioestaminal.

No trabalho dos investigadores do CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular, da Universidade de Coimbra, desenvolveram “um sistema de transporte e entrega de fármacos que possibilita um maior controlo e precisão de terapias focadas na medula óssea”.

Os investigadores utilizaram a leucemia mieloide aguda como modelo de estudo e produziram uma formulação quimioterapêutica mais eficiente e que permite diminuir os fortes efeitos secundários, e demonstraram ainda que é possível tirar vantagem do sistema de “GPS natural” de células leucémicas, utilizando-as como “cavalo de troia” para transportar a formulação quimioterapêutica até ao local exato da medula óssea onde se encontra o reservatório das células responsáveis pela resistência e propagação da doença.

Emanuel Quartin, que está no momento como cientista visitante no Imperial College, London, referiu que “atualmente, esta tecnologia está a ser estudada para futuras aplicações, não só no tratamento de leucemia, mas também em medicina regenerativa, como é o caso do transplante de medula óssea”.

O Prémio de “Investigação em Medicina Regenerativa”, lançado em 2019 pela Crioestaminal e pela SPCE-TC, tem como objetivo distinguir o melhor artigo publicado sobre ciência de índole básica ou aplicada na área da Medicina Regenerativa. Ao Prémio podem candidataram-se investigadores nacionais ou estrangeiros, com projetos total ou parcialmente realizados em instituições portuguesas e publicados no biénio anterior à sua atribuição.

Este ano, as áreas que concorreram ao prémio foram essencialmente de drug delivery, importância das condições de cultura das células para a sua diferenciação e uso das células estaminais para o screening e avaliação toxicológica de fármacos.