Emirates encomenda 30 aviões Boeing 787 Dreamliner

A Emirates, que é uma das principais companhias aéreas do mundo, assegura futura frota com os modelos 787-9, 777-8 e 777-9 Dreamliner. O contrato assinado com a Boeing incluiu 30 aviões 787-9 Dreamliners e atualização dos 777 existentes.

Emirates encomenda 30 aviões Boeing 787 Dreamliner
Emirates encomenda 30 aviões Boeing 787 Dreamliner. Foto: Boeing

A Boeing e a companhia aérea Emirates anunciaram que finalizaram um contrato de compra de 30 aviões Boeing 787-9 Dreamliner, avaliados em 8,8 mil milhões de dólares, a preço de tabela. O contrato, assinado durante o Dubai Airshow, culmina as negociações entre as duas empresas sobre o melhor modelo 787 Dreamliner para responder às necessidades da Emirates.

A Emirates Airlines tinha assinado anteriormente um contrato inicial para o modelo 787-10 Dreamliner. Ao selecionar agora o 787-9, a Emirates adiciona um avião de médio porte para complementar o modelo 777, que era o maior da companhia aérea. Ambas as famílias de aviões lideram sua respetiva categoria na capacidade de percurso e na eficiência de combustível.

O xeque Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO da Emirates, referiu: “Tenho o prazer de anunciar um pedido contratualizado para 30 Boeing Dreamliners. Este é um investimento importante e um aumento à nossa futura frota e reflete os esforços contínuos da Emirates em fornecer os serviços de transporte aéreo de melhor qualidade para nossos clientes. Os aviões 787 vão complementar nosso mix de frotas, expandindo nossa flexibilidade operacional em termos de capacidade e alcance. Também temos o prazer de reafirmar nosso compromisso com o programa Boeing 777X e aguardamos ansiosamente sua entrada em operação”.

O Xeque Ahmed acrescentou: “A nossa frota de aviões Boeing é a chave do nosso modelo de negócio para dar resposta à procura internacional de viagens através de nosso hub do Dubai, à medida que continuamos a contribuir para a estratégia dos Emirados Árabes Unidos de se tornar um destino global para negócios e turismo, fornecendo alta qualidade na conetividade por ar”.

Como parte do contrato, a Emirates atualizará uma parte de sua grande carteira de pedidos exercendo direitos de substituição e convertendo os 30 aviões 777 em 30 aviões 787-9. Com esta conversão, a Emirates continua a ser o maior cliente do mundo dos 777X, com 126 aviões encomendados e o maior operador do 777, com os atuais 155 aviões.

“Estamos entusiasmados por finalizar este importante pedido de uma das principais companhias aéreas do mundo. Nosso contrato solidifica o plano da Emirates de operar o 787 Dreamliner e o 777X, que compõem a combinação de aviões mais eficientes do setor”, referiu Stan Deal, Presidente da Boeing e CEO de aviões comerciais. “É uma honra aproveitar nossa parceria de sucesso com a Emirates e continuar a manter muitos empregos na Boeing e nos nossos parceiros fornecedores”.

Para dar suporte aos atuais aviões 777 da Emirates nos próximos anos, as empresas anunciaram que a Boeing Global Services alavancará sua cadeia de suprimentos mundial para fornecer peças de reposição, reduzindo os tempos de manutenção e mantendo as aeronaves em serviço.

Com 63 metros, o 787-9 Dreamliner pode transportar 296 passageiros, numa configuração típica de duas classes, tem um alcance de 13.950 quilómetros, enquanto reduz os custos de combustível em mais de 20% em comparação com os aviões anteriores. Projetado com o passageiro em mente, o 787 oferece uma experiência incomparável com as maiores janelas que qualquer outro avião, grandes compartimentos de cabine para malas, ar mais limpo e húmido e iluminação LED suave.

A eficiência e a capacidade de percurso do Dreamliner vai permitir às companhias aéreas abrir 257 novas rotas diretas ao redor do mundo. Mais de 80 clientes em todo o mundo já encomendaram mais de 1.400 aviões Dreamliners desde a introdução do programa, tornando-o o avião mais vendido da história.