Empresa brasileira Embraer vai aceder a tecnologia aeroespacial do Reino Unido

Fabricante brasileiro de aeronaves, Embraer, faz acordo com governo do Reino Unido, no valor de 89 milhões de libras, para aceder a tecnologia inglesa, para equipar aeronaves comerciais e de defesa.

Empresa brasileira Embraer vai aceder tecnologia aeroespacial do Reino Unido
Empresa brasileira Embraer vai aceder tecnologia aeroespacial do Reino Unido. Foto: Rosa Pinto

A empresa brasileira de construção aeroespacial, Embraer, e o Governo do Reino assinam acordo para acesso a conhecimento especializado e a fornecimento de componentes para a aeronaves comerciais e de defesa.

O acordo vai permitir à Embraer aceder componentes e tecnologias críticas de empresas do Reino Unido. Um acordo que insere-se, na perspetiva do Governo do Reino Unido, numa iniciativa para fortalecer os laços comerciais e de promoção de futura colaboração entre empresas do Reino Unido e fabricantes brasileiros do setor aeroespacial.

O valor previsto do acordo é de 89 milhões de libras (cerca de 102 milhões de euros) teve o apoio da agência de crédito à exportação do Reino Unido (UK Export Finance) e o suporte financeiro do JP Morgan Chase Bank.

“Agora, com este primeiro acordo entre a UK Export Finance e a Embraer, podemos exportar para o Brasil expertise e tecnologia britânica de renome mundial da indústria de aviação e aeroespacial – uma economia que recuperou rapidamente os níveis de atividade económica pré-pandemia, que continua com um forte crescimento em 2022 e é um importante parceiro comercial do Reino Unido. De facto, nos quatro trimestres até o primeiro trimestre de 2022, o comércio de bens e serviços entre as duas nações aumentou 18% por ano, atingindo 6,5 mil milhões de libras”, referiu Samir Parkash, CEO interino da UK Export Finance, citado em comunicado da agência.

Para Antonio Carlos Garcia, Diretor Financeiro da Embraer, “este primeiro acordo da Embraer com a UK Export Finance mostra o sucesso da nossa estratégia de diversificação dos nossos fornecedores e parceiros financeiros. Estamos sempre na procura de ações que melhorem o perfil da nossa dívida, e esta operação é mais um passo nessa direção”.

Por sua vez John Meakin, Diretor Global de Exportação e Financiamento de Agências do JP Morgan, referiu: “Temos o prazer de apoiar um cliente global estrategicamente importante no setor de aviação para atingir seus objetivos e fazer parceria com a UK Export Finance na entrega de financiamento comercialmente relevante.”