Energia e mobilidade devem receber mais apoio do Plano de Recuperação e Resiliência

Consulta pública sobre a proposta de atualização do Plano de Recuperação e Resiliência recebeu cerca de 150 contributos em 15 dias. Os contributos apontam para mais financiamento nos setores do ambiente, energia e economia.

Energia e mobilidade devem receber mais apoio do Plano de Recuperação e Resiliência
Energia e mobilidade devem receber mais apoio do Plano de Recuperação e Resiliência

As áreas da energia e dos transportes/mobilidade do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foram as que motivaram maior número de contributos de associações empresariais, entidades públicas, autarquias e cidadãos, da consulta pública, lançada no dia 6 de abril.

Entre os 150 contributos, em 15 dias, constam igualmente diversas propostas nos domínios da digitalização e dos equipamentos sociais. Contributos que irão ser avaliados pelo Governo para serem eventualmente considerados em documento a enviar à Comissão Europeia até final de abril.

A proposta de atualização do PRR prevê um acréscimo de cerca 2,3 mil milhões de euros em subvenções e 1,6 mil milhões de euros em empréstimos, face ao Plano aprovado em julho de 2021. A dotação máxima passará, assim, de 16,6 mil milhões para 20,6 mil milhões de euros, indicou o Gabinete da Ministra da Presidência.

Com o aumento da dotação estão previstos “novos investimentos enquadráveis em componentes já existentes do PRR, incluindo nos domínios da modernização tecnológica do Sistema Nacional de Saúde, das redes culturais e transição digital, da descarbonização dos transportes, das qualificações e competências, do investimento e inovação, das empresas e da Administração Pública.”

Para além dos novos investimentos, está previsto “um reforço de ambição em medidas já em curso, incluindo a Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, a Reabilitação do Património Cultural, as Agendas/Alianças mobilizadoras para a Inovação Empresarial e Agendas/Alianças Verdes para a Inovação Empresarial, os Bairros Comerciais Digitais, o Alojamento Estudantil e o Reforço de Lojas de Cidadão e Espaços Cidadão.”