Energia geotérmica conta com 2,1 milhões de euros de financiamento

Reforço de utilização da energia geotérmica tem três linhas de financiamento de 2,1 milhões de euros. Desenvolvimento e distribuição, avaliação dos recursos existentes e elaboração de cartografia geotérmica, são as áreas abrangidas pelos apoios.

Energia geotérmica conta com 2,1 milhões de euros de financiamento
Energia geotérmica conta com 2,1 milhões de euros de financiamento. (Foto ilustrativa de unidade geotérmica na Islândia)

O Governo aprovou três linhas de financiamento para reforço da utilização da energia geotérmica no montante total de 2,1 milhões de euros. O financiamento é gerido pelo Fundo de Apoio à Inovação (FAI) e têm como principal objetivo aumentar a utilização da energia renovável geotérmica.

Apoio ao desenvolvimento e distribuição

Uma das linhas de financiamento, no total de 1,7 milhões de euros, vai “financiar investimentos que potenciem e valorizem a utilização dos recursos geotérmicos”, como “o desenvolvimento e a expansão da rede de distribuição de calor ou a ligação de novos utilizadores à rede de distribuição de calor.”

A energia geotérmica permite aproveitar o calor que existente no interior da terra e que pode ser naturalmente usado: diretamente para fins térmicos ou indiretamente para a produção de eletricidade.

Os potenciais interessados nestes financiamentos de energia geotérmica para fins térmicos e para geração de eletricidade são, entre outros, as unidades termais ou municípios, os sectores do turismo, da indústria, da agricultura e da aquacultura.

As outras das duas linhas de financiamento destinam-se ao desenvolvimento de estudos técnicos ou científicos que permitam ao país ficar a conhecer melhor os seus recursos geotérmicos.

Apoio a avaliação da exploração

Esta linha de apoio com um total de 300 mil euros vai permitir avaliar o potencial de exploração dos recursos hidrotermais e geotérmicos acima dos 25 graus centígrados.

Apoio à cartografia geotérmica

A terceira linha de financiamento no valor de 100 mil euros tem como objetivo a elaboração de cartografia geotérmica para integração e atualização do Atlas Geotérmico Nacional.

As candidaturas às linhas de financiamento já estão abertas e podem ser feitas através da página do website do Fundo de Apoio à Inovação.