Ensino superior com excedente de vagas

Após a terceira fase de acesso ao ensino superior o número de vagas é ainda de 3483 lugares, mas depois de 18 de outubro as instituições podem recorrer concursos especiais para preencher os lugares ainda disponíveis.

Ensino superior com excedente de vagas
Ensino superior com excedente de vagas. Foto: Rosa Pinto

As três fases do concurso nacional de acesso ao ensino superior não conseguem ocupar todas as vagas disponíveis nas Universidades e nos Institutos Superiores Politécnicos.

Na terceira fase o número de estudantes colocados foi de 1555 para um total de 4482 vagas que as instituições colocaram a concurso. Um número inferior ao das vagas disponíveis na segunda fase que era de 5166.

O número de vagas do concurso nacional de acesso, ainda disponíveis após a 3.ª fase, é de 3483. Estas vagas podem ser utilizadas pelas instituições de ensino superior no âmbito dos concursos especiais e das mudanças de par instituição/curso.

Os estudantes colocados na terceira fase devem proceder à matrícula na instituição de ensino superior onde foram colocados entre 14 e 18 de outubro, indica o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Até agora, o número de candidatos do concurso nacional de acesso de 2016 foi de 56001 o que se traduziu num aumento de 3,6% em relação ao ano anterior, que foi de 54079. Por outro lado o número total de estudantes colocados é já de 45367, correspondendo a mais 2,2% que em 2015, em que, no mesmo momento do concurso, totalizavam 44412.

Veja também: Nova de Lisboa, ISCTE e Enfermagem esgotam vagas na 1ª fase