Ensino superior com excedente de vagas

Após a terceira fase de acesso ao ensino superior o número de vagas é ainda de 3483 lugares, mas depois de 18 de outubro as instituições podem recorrer concursos especiais para preencher os lugares ainda disponíveis.

0
1
Partilhas
Ensino superior com excedente de vagas
Ensino superior com excedente de vagas. Foto: Rosa Pinto

As três fases do concurso nacional de acesso ao ensino superior não conseguem ocupar todas as vagas disponíveis nas Universidades e nos Institutos Superiores Politécnicos.

Na terceira fase o número de estudantes colocados foi de 1555 para um total de 4482 vagas que as instituições colocaram a concurso. Um número inferior ao das vagas disponíveis na segunda fase que era de 5166.

O número de vagas do concurso nacional de acesso, ainda disponíveis após a 3.ª fase, é de 3483. Estas vagas podem ser utilizadas pelas instituições de ensino superior no âmbito dos concursos especiais e das mudanças de par instituição/curso.

Os estudantes colocados na terceira fase devem proceder à matrícula na instituição de ensino superior onde foram colocados entre 14 e 18 de outubro, indica o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Até agora, o número de candidatos do concurso nacional de acesso de 2016 foi de 56001 o que se traduziu num aumento de 3,6% em relação ao ano anterior, que foi de 54079. Por outro lado o número total de estudantes colocados é já de 45367, correspondendo a mais 2,2% que em 2015, em que, no mesmo momento do concurso, totalizavam 44412.

Veja também: Nova de Lisboa, ISCTE e Enfermagem esgotam vagas na 1ª fase

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz