Epidemiologista “herói” no Iémen sucumbe à COVID-19

Vítima de COVID-19 morreu um dos mais importantes epidemiologistas no Iémen. Yassin Abdul-Warith combateu durante mais de 50 anos diferentes epidemias no Iémen, e mesmo na reforma enfrentou a pandemia de COVID-19 que lhe retirou a vida.

Epidemiologista “herói” no Iémen sucumbe à COVID-19
Epidemiologista “herói” no Iémen sucumbe à COVID-19. Yassin Abdul-Warith à direita na imagem. Foto: OMS

Yassin Abdul-Warith, um dos mais importantes e mais conhecido epidemiologista,no Iémen, acaba de travar a sua última batalha contra o novo coronavírus. No Iémen nunca desistiu de combater a epidemia até que a mesma doença, a COVID-19, lhe retirou a vida.

O epidemiologista trabalhou mais de 50 anos a combater diferentes epidemias no Iémen, incluindo febre do Vale do Rift, difteria, malária, cólera e, nos últimos meses a COVID-19.

Adel Al-Jassari, especialista em controlo de malária da Organização Mundial da Saúde (OMS) Iémen e ex-diretor do Programa Nacional de Controle da Malária, citado em artigo da OMS, referiu que Dr. Yassin “como epidemiologista sénior e consultor em vigilância, dedicou a sua vida a conter doenças e surtos, viajou por todas as províncias do Iémen para ajudar a conter a propagação de doenças infeciosas” e a “sua morte foi uma grande perda para o setor de saúde e a OMS no Iémen.”