Equipas médicas da Roménia e da Noruega vão auxiliar Itália

Médicos e enfermeiros da Roménia e da Noruega estão a caminho de Itália. Comissão Europeia, Áustria e outros países europeus estão a apoiar a Itália com suprimentos médicos. Os apoios estão a ser dados através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Equipas médicas da Roménia e da Noruega vão auxiliar Itália
Equipas médicas da Roménia e da Noruega vão auxiliar Itália

Uma equipa de médicos e enfermeiros da Roménia e da Noruega está a caminho de Milão e Bérgamo para ajudar o pessoal médico italiano na luta contra a COVID-19. A Áustria ofereceu mais de 3 000 litros de desinfetante à Itália.

O apoio de assistência a Itália está a ser feito através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE) e é coordenado e cofinanciado pela Comissão Europeia.

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão, referiu: “Estes enfermeiros e médicos, que deixaram os seus lares para ajudar os seus colegas de outros Estados-Membros, são o verdadeiro rosto da solidariedade europeia. A Europa inteira está orgulhosa de todos vós. A Comissão está a fazer tudo o que está ao seu alcance para ajudar a Itália e todos os nossos Estados-Membros neste momento de extrema necessidade.”

Também Janez Lenarčič, Comissário responsável pela Gestão de Crises, agradeceu “à Roménia, à Noruega e à Áustria o apoio que prestam à Itália num momento tão difícil para todo o continente. Isto ilustra a solidariedade da UE em ação”.

O sistema de satélites Copernicus da UE já está a fazer um inventário das instalações de saúde, bem como dos espaços públicos durante a emergência do coronavírus sobre Itália.

Além disso, a Itália recebeu ontem um carregamento de equipamento de proteção individual coordenado através do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE. Vários Estados-Membros da UE também enviaram para Itália equipamento de proteção, como máscaras, fatos de proteção e ventiladores e receberam doentes italianos para tratamento nos seus países.