Uma equipa de médicos e enfermeiros da Roménia e da Noruega está a caminho de Milão e Bérgamo para ajudar o pessoal médico italiano na luta contra a COVID-19. A Áustria ofereceu mais de 3 000 litros de desinfetante à Itália.
O apoio de assistência a Itália está a ser feito através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE) e é coordenado e cofinanciado pela Comissão Europeia.
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão, referiu: “Estes enfermeiros e médicos, que deixaram os seus lares para ajudar os seus colegas de outros Estados-Membros, são o verdadeiro rosto da solidariedade europeia. A Europa inteira está orgulhosa de todos vós. A Comissão está a fazer tudo o que está ao seu alcance para ajudar a Itália e todos os nossos Estados-Membros neste momento de extrema necessidade.”
Também Janez Lenarčič, Comissário responsável pela Gestão de Crises, agradeceu “à Roménia, à Noruega e à Áustria o apoio que prestam à Itália num momento tão difícil para todo o continente. Isto ilustra a solidariedade da UE em ação”.
O sistema de satélites Copernicus da UE já está a fazer um inventário das instalações de saúde, bem como dos espaços públicos durante a emergência do coronavírus sobre Itália.
Além disso, a Itália recebeu ontem um carregamento de equipamento de proteção individual coordenado através do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE. Vários Estados-Membros da UE também enviaram para Itália equipamento de proteção, como máscaras, fatos de proteção e ventiladores e receberam doentes italianos para tratamento nos seus países.
Deixe um comentário
Ainda sem comentários!
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta
Apenas utilizadores registados podem comentar.
Entrar ou Criar conta