Ericsson e Zenuity desenvolvem software para automóveis autónomos

Ericsson e Zenuity vão disponibilizar software para fabricantes de equipamentos de automóveis autónomos. As duas empresas consideram que vão acelerar a disponibilidade no mercado dos veículos autónomos.

Automóvel autónomo
Automóvel autónomo. Foto: DR

A Ericsson e a Zenuity estabelecem parceria para o desenvolvimento de plataforma de software com funções de segurança automóvel, envolvendo Suporte de Assistência Avançada ao Motorista (SAAM) e de Condução Autónoma (CA).

Numa primeira fase a Ericsson e a Zenuity indicam que vão trabalhar em conjunto para desenvolver a ‘Zenuity Connected Cloud’, uma plataforma que incluirá o ‘Ericsson IoT Accelerator’.

Para Ericsson e a Zenuity a disponibilidade da plataforma irá agilizar a chegada ao mercado de soluções robustas em nuvem para fabricantes de equipamentos para automóveis, que utilizando as suas capacidades possam criar produtos inovadores e novos serviços.

A parceria irá envolver uma oferta completa de software integrado com diversas funções do veículo, sensores e funções de suporte na nuvem com dados provenientes de outros veículos. Isso trará visibilidade em tempo real para orientar os veículos com diversas informações, incluindo os relacionados com o trânsito.

Para Niklas Heuveldop, vice-presidente da Ericsson, “a conetividade está a reformular o futuro do transporte, e a Ericsson tem uma posição central com a plataforma IoT Accelerator, que é a base do ecossistema automóvel”, referindo: “Vamos trabalhar em conjunto com a Zenuity para desenvolver uma oferta verdadeiramente completa, que permita altos níveis de condução por meio de software e funções de SAAM e CA.”

Dennis Nobelius, CEO da Zenuity, referiu: “A Zenuity foi fundada para desenvolver o software e as soluções para a indústria no domínio de um ecossistema automóvel conectado e verdadeiramente global”, acrescentou que o software é destinado a “aumentar a segurança e funções de SAAM e CA.”