Escolas recebem mais 6 milhões de euros para compra de mascaras

Ministério da Educação reforça, em mais de 6 milhões de euros, as escolas, para aquisição de máscaras e produtos de desinfeção e limpeza, como luvas, aventais laváveis e solução antissética de base alcoólica.

Escolas recebem mais 6 milhões de euros para compra de mascaras
Escolas recebem mais 6 milhões de euros para compra de mascaras. Foto: DR

Para dotar as escolas de material de proteção em tempo de pandemia de COVID-19, o Ministério da Educação (ME) anunciou que vai disponibilizar mais de 6 milhões de euros às escolas para aquisição de mascaras, e outros produtos de proteção e segurança.

Para que as escolas funcionem de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde, as escolas são dotadas de verbas adicionais para que, entre outros materiais, sejam garantidas gratuitamente máscaras a alunos, pessoal docente e não docente, no 1.º período do novo ano letivo.

Esta dotação adicional prevê também a possibilidade de compra de máscaras para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico que as pretendam utilizar, dada a última orientação da DGS, que recomenda o seu uso também para os alunos do 1º ciclo.

A disponibilização gratuita, a alunos e profissionais, de máscaras e outros equipamentos de proteção individual, bem como de produtos de desinfeção e limpeza – nomeadamente luvas e aventais laváveis e solução antissética de base alcoólica) insere-se no conjunto de medidas de prevenção e mitigação do risco de transmissão da COVID-19, que têm permitido garantir a segurança do espaço escolar.