Escolha de automóvel passa cada vez mais pela informação online

Informação disponível em online sobre automóveis tem cada vez mais influência na altura de uma aquisição. A informação recolhida num ‘boca-a-boca’ com familiares continua a ser decisiva para formar uma opinião de compra.

Escolha de automóvel passa cada vez mais pela informação online
Escolha de automóvel passa cada vez mais pela informação online. Foto: Rosa Pinto

A informação online sobre veículos é cada vez mais decisiva para construir a decisão de compra indica estudo sobre o setor automóvel do Observador Cetelem. Em Portugal, 45% dos consumidores indicam recorrer a avaliações de outros consumidores expressas em fóruns, blogues e redes sociais, enquanto 44% referem a importância de informação em sites, revistas e outros meios especializados antes de escolher uma marca de automóvel para efeitos de compra.

O estudo revela que a informação ‘boca-a-boca’ entre parentes e conhecidos é decisiva para 59% dos portugueses no momento de aquisição de um veículo. Os sites dos fabricantes aparece como fonte de informação para 30% e a informação dada por vendedor ou revendedor de retalho é decisiva para 29% dos compradores de automóveis.

Escolha de automóvel passa cada vez mais pela informação online
Escolha de automóvel passa cada vez mais pela informação online. Fonte: Observador Cetelem

Sobre as mais importantes caraterísticas dos veículos a manter quando da aquisição de um novo, o estudo indica que 45% dos portugueses consideram o tipo de combustível, seja diesel, gasolina, com motorização híbrida ou elétrica, já 33% indica a confiabilidade no veículo, 31% refere a classe do veículo, enquanto o desempenho e potência são referidas por 27%. O número de lugares do veículo é igualmente relevante, pelo menos para 25% dos consumidores.

Pedro Ferreira, Diretor Automóvel do Cetelem, referiu que a importância da pesquisa online é uma tendência que se faz sentir transversalmente, pelo que o setor automóvel dificilmente fugiria à regra”. E acrescentou que, “a crescente oferta de informação sobre automóveis, e a qualidade dessa informação em sites especializados, sejam estes de revistas, vendedores ou revendedores, e das marcas, faz com que a sua relevância seja, cada vez mais, inegável”.

Mas continua a ser “a opinião dos familiares e amigos mais próximos” a “mais considerada na hora de decidir que automóvel adquirir”.

No total dos 15 países envolvidos no estudo, 53% dos consumidores dá importância à informação ‘boca-a-boca’ com parentes e conhecidos, enquanto 40% recorrem a sites de Internet, revistas ou outros meios especializados, e 37% leem as avaliações de outros consumidores em fóruns e blogues.

Os sites dos fabricantes são importantes para 31% e a opinião do vendedor ou do mecânico são uma fonte de informação na escolha de uma marca.

O estudo revela ainda que 87% dos automobilistas estabelecem um laço direto entre a fidelização e a qualidade de serviço, mas também a sua proximidade geográfica desse serviço, que é indicada por 72%, e aspetos subordinados à sua mobilidade, como a locação de diferentes veículos para férias ou ocasiões especiais é importante para 57%.