Espaços Cidadão Solidário arranca em quatro locais

Governo estabeleceu protocolos com Santa Casa Misericórdia de Lisboa, e as Juntas de Freguesia de Benfica, Misericórdia e Santo António, para que estas possam mediar serviços de digitais, existentes nos Espaços Cidadão, orientados para os mais idosos.

Espaços Cidadão Solidário orientados para idosos
Espaços Cidadão Solidário orientados para idosos. Foto: Rosa Pinto

Espaço Cidadão Solidário, uma medida Simplex+ 2017, vai arrancar em projeto-piloto envolvendo a Santa Casa Misericórdia de Lisboa, e as Juntas de Freguesia de Benfica, Misericórdia e Santo António. Esta medida Simplex+ aproveita o catálogo de cerca de 220 serviços digitais já existentes, para os tornar disponíveis em kit portável.

Cada uma das quatro entidades recebe um kit para que possa prestar serviços de atendimento digital mediado.

O que é o Espaço Cidadão Solidário?

O Espaço cidadão solidário é um espaço de atendimento digital mediado em centros de dia, estruturas residenciais para pessoas idosas, lares residenciais e misericórdias, onde são prestados serviços dos Espaços Cidadão, especialmente adaptados às necessidades da população sénior.

Quais os principais serviços a disponibilizar nestes espaços?

No Espaço Cidadão Solidário são prestados todos os serviços que já se encontram disponíveis nos Espaços Cidadão, mas com especial enfoque para os que se relacionam com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações, Instituto de Proteção e Assistência na Doença – ADSE, Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), nomeadamente:

SNS – Transferência de centro de saúde ou Consulta médica no hospital
Segurança Social – Segurança Social Direta ou Atendimento por Marcação
Caixa Geral de Aposentações – Entrega de requerimento de pensão de sobrevivência ou Pedido de alteração de dados pessoais
ADSE – Entrega de documentos de despesa ou Emissão de declaração para efeitos de complementaridade
AMA e IRN – Confirmação de alteração de morada do Cartão do Cidadão ou pedido de renovação do Cartão do Cidadão com posterior entrega do cartão

Com quem a AMA celebra hoje o protocolo?

É celebrado protocolo entre a AMA, a Santa Casa Misericórdia de Lisboa e as Juntas de Freguesias de Benfica, Misericórdia e Santo António. A AMA entrega assim 4 kits portáteis, que vão ser geridos por estas 4 instituições.

Quais as perspetivas de alargamento?

Os próximos passos incluiu um protocolo com a Administração Central do Sistema de Saúde, para ser disponibilizado o primeiro Espaço de Cidadão Solidário da área da saúde, a título de projeto piloto no Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria), o qual será depois progressivamente alargado para outras unidades hospitalares com regime de internamento.