Estratégia para redução de emissões do transporte marítimo

Organização Marítima Internacional adota Estratégia para diminuição de emissões nocivas ao ambiente, causadas pelo transporte marítimo. O objetivo é atingir, até 2050, a neutralidade carbónica no transporte marítimo internacional.

Estratégia para redução de emissões do transporte marítimo
Estratégia para redução de emissões do transporte marítimo. Foto: Rosa Pinto

Os estados-membros da Organização Marítima Internacional reunidos, hoje, 8 de julho, no Comité de Proteção do Ambiente Marinho (MEPC 80), em Londres, adotam Estratégia para redução de emissões de gases com efeito de estufa provenientes do transporte marítimo 2023.

O Ministério da Economia e do Mar indica, em nota de imprensa, que a adoção da Estratégia reforça o compromisso pela diminuição de emissões nocivas ao ambiente, causadas pelo transporte marítimo e vai ao encontro dos objetivos e compromissos assumidos a nível nacional no âmbito da preservação do ambiente, da proteção do Oceano e da vida marinha e da mitigação das alterações climáticas.

Portugal esteve representado no MEPC 80 por uma delegação da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, em articulação com a Embaixada de Portugal em Londres, tendo envolvido na defesa da Estratégia.

O objetivo da estratégia é atingir a neutralidade carbónica no transporte marítimo até 2050, em linha com a meta de temperatura de longo-prazo estabelecida pelo Acordo de Paris. Uma estratégia que apresenta os seguintes níveis de ambição:

1.Implementar melhorias adicionais na eficiência energética de novos navios;

2.Reduzir as emissões de CO2, no transporte marítimo, em pelo menos 40% até 2030, em comparação com 2008;

3.Implementar tecnologias limpas com emissão zero ou próximas de zero de GEE, através do desenvolvimento de combustíveis hipocarbónicos e/ou sistemas de propulsão a partir de fontes de energia renováveis, para atingir uma quota de 5% do total de energia utilizada no transporte marítimo internacional, com o objetivo de até 2030 atingir 10%;

4.Atingir a neutralidade carbónica no transporte marítimo internacional até, ou por volta de, 2050, tendo em consideração os contextos de cada país.