Estreia mundial do Volkswagen ID.7 totalmente elétrico

O ID.7 é o primeiro Volkswagen totalmente elétrico para a classe média alta. O veículo combina excelente aerodinâmica, nova geração de propulsão mais eficiente e capacidade até 700 Km. Disponibilidade prevista na Europa, outono de 2023.

Estreia mundial do Volkswagen ID.7 totalmente elétrico
Estreia mundial do Volkswagen ID.7 totalmente elétrico. Foto: DR

A Volkswagen apresenta o novo ID.7, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca para a classe média alta. A combinação de autonomias até 700 quilómetros (WLTP) (Dependendo do tamanho da bateria), motorização elevada, interior espaçoso e tecnologias premium tornam o ID.7 uma veículo confortável para viagens de longa distância.

Com quase cinco metros de comprimento, o modelo ID.7 também possui um conceito operacional melhorado com foco no utilizador e um design de alta qualidade. O lançamento do ID.7 está previsto para este ano na Europa e na China, e a partir de 2024 na América do Norte.

Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passenger Cars, referiu: “Com o ID.7 estamos a dar o próximo passo na ofensiva elétrica. O veículo oferece um alto nível de conforto e longas distâncias. Já em 2026, iremos oferecer a mais ampla gama elétrica de todos os fabricantes na Europa, desde o modelo básico por menos de 25.000 euros até o ID.7 como o novo modelo de topo dentro da família ID. O nosso objetivo é atingir uma participação de 80% de carros elétricos na Europa até 2030. A partir de 2033, a Volkswagen produzirá apenas veículos elétricos na Europa”.

Estreia mundial do Volkswagen ID.7 totalmente elétrico. Foto: DR

O ID.7 é o primeiro modelo MEB com uma geração de acionamento totalmente nova e altamente eficiente. Com 210 kW, é, até agora, o motor elétrico mais potente e de maior torque num modelo Volkswagen ID. Esta variante de potência é utilizada no ID.7 independentemente do tamanho de bateria escolhido. A unidade de potência com a designação interna APP550 foi desenvolvida em conjunto com a Volkswagen Group Components em Kassel, na Alemanha, e também é produzida no mesmo local.

O novo acionamento elétrico foi otimizado sobretudo em termos de consumo de energia. Dependendo do tamanho da bateria, prevê-se que WLTP alcance até 700 quilómetros e capacidades de carregamento de até cerca de 200 kW. O ID.7 com quase cinco metros de comprimento foi projetado com base em princípios aerodinâmicos. O tejadilho inclina-se elegantemente para trás em estilo coupé e contribui para alcançar um excelente coeficiente aerodinâmico de cerca de 0,23 consoante o equipamento do veículo. A longa distância entre eixos e as saliências curtas criam muito espaço no interior do veículo para todos os ocupantes.

Volkswagen com novo conceito de operação e opções de equipamento

Um novo conceito de operação e exibição é introduzido no ID.7. Com isso, a Volkswagen reagiu ao feedback de seus clientes e melhorou a experiência operacional em áreas relevantes. Isso inclui os seguintes recursos, como padrão:

Um ecrã de sistema de Infoentretenimento de 38 centímetros (15 polegadas).

O head-up display de realidade aumentada.

Um novo conceito operacional de ar condicionado integrado no nível superior do sistema de infoentretenimento, bem como botões para funções favoritas, livremente atribuíveis.

Um controlo deslizante de toque retroiluminado.

Estreia mundial do Volkswagen ID.7 totalmente elétrico
Estreia mundial do Volkswagen ID.7 totalmente elétrico. Foto: DR

Imelda Labbé, Membro do Conselho de Administração da Marca para Vendas, Marketing e Pós-Venda, referiu: “O ID.7 é um modelo extremamente importante para a marca Volkswagen na Europa, China e América do Norte. O ID.7 oferece um pacote atraente que vai entusiasmar os atuais e novos clientes Volkswagen, em todo o mundo. Neste Volkswagen, estamos a oferecer tecnologias premium que impressionam pela exclusividade, conforto premium e alto grau de usabilidade no dia-a-dia”.

Com novos assentos com massagem e teto solar panorâmico regulável eletronicamente, o ID.7 oferece também opções de equipamentos que estão presentes apenas nas classes superiores premium de concorrentes.

O novo teto solar panorâmico com vidro inteligente pode ser configurado em opaco ou transparente, por controlo de toque. Como muitas outras funções no ID.7, o teto também pode ser operado por meio de comandos de voz naturais – isso ocorre usando o novo assistente de voz IDA.

Os bancos dianteiros opcionais também são um novo desenvolvimento: pela primeira vez num Volkswagen, eles oferecem opcionalmente um Climatronic de assento adaptável – com resfriamento ou aquecimento conforme necessário e também uma função de secagem. Uma função de massagem com o selo de aprovação da Campanha Alemã para Costas Mais Saudáveis ​​(AGR) também está disponível.

Estreia mundial do Volkswagen ID.7 totalmente elétrico
Estreia mundial do Volkswagen ID.7 totalmente elétrico. Foto: DR

Melhores sistemas de assistência

O Travel Assist com dados de “enxame” de circulação de outros veículos pode assumir o controlo lateral e longitudinal do ID.7 conforme o necessário. A Volkswagen desenvolveu o recurso em conjunto com a CARIAD, empresa de software do Grupo VW.

Assim, o motorista pode usar no ID.7 o Travel Assist para suportar a mudança de faixa assistida numa autoestrada com várias faixas a velocidades superiores a 90 km/h. O motorista monitora, mas o esforço de dirigir é significativamente reduzido.

Para estacionar, o Volkswagen elétrico pode realizar manobras assistidas de forma independente de diversas formas. Uma delas é o estacionamento com função de memória a uma distância de até 50 metros. Para isso, o motorista permanece sentado no ID.7 ou monitoriza o processo de estacionamento do lado de fora do veículo por meio de APP para smartphone.

Volkswagen prevê lançar dez novos modelos elétricos até 2026

O novo ID.7 é um dos dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2026. Só neste ano é apresentado o novo ID.3, o ID. Buzz com longa distância entre eixos e ID.7. Um SUV compacto elétrico e a versão de produção do ID.2all a um preço inferior a 25.000 euros está previsto para 2026. Isto vai dar ao fabricante de automóveis a mais ampla gama de veículos elétricos em comparação com seus concorrentes.

O novo ID.7 será produzido na fábrica da Volkswagen em Emden (Alemanha) para os mercados europeu e norte-americano. Na China, os correspondentes modelos ID.7 serão produzidos localmente.