Eurodeputada Isabel Santos acompanha na Albânia processo de adesão à União Europeia

Eurodeputada Isabel Santos acompanha na Albânia processo de adesão à União Europeia
Eurodeputada Isabel Santos acompanha na Albânia processo de adesão à União Europeia. Foto: © UE

A eurodeputada Isabel Santos, relatora do Parlamento Europeu para a Albânia, desloca-se a Tirana, Albânia, nos dias 26 e 27 de março, numa missão de acompanhamento do processo de adesão do país à União Europeia, numa altura em que a Albânia aguarda o agendamento da segunda reunião intergovernamental.

A Albânia tem feito progressos consideráveis e tem cumprido com os objetivos firmados no que toca ao processo de adesão. O país tem feito avanços significativos através das reformas que tem implementado em áreas como a Justiça, a Economia e a Administração Pública. O progresso tem acontecido também no combate à corrupção em matéria de direitos e garantias, sendo necessário aprofundar o caminho percorrido até aqui”, referiu Isabel Santos,

A eurodeputada do Grupo dos Socialistas e Democratas, acrescentou: “os Balcãs Ocidentais assumem particular importância para a União Europeia no atual contexto da guerra com a Ucrânia e de ameaça do aumento da influência de regimes autocráticos, sendo fundamental que os processos de adesão sejam concluídos com sucesso em países que partilham dos nossos valores europeus e cujas populações têm a legítima expectativa de pertencer à União Europeia”.

Durante a visita, Isabel Santos tem agendados encontros com o Embaixador da UE, a Presidente do Parlamento, a Presidente e a Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Europeus, representantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e vários representantes de organizações da sociedade civil da Albânia.

Na estada em Tirana a eurodeputada tem prevista uma visita a um projeto, financiado através do instrumento de Assistência de Pré-Adesão à UE, que tem como objetivo agilizar o acesso de pessoas com deficiência a programas de inserção social e laboral, através do estabelecimento de parcerias estratégicas e operacionais entre municípios, instituições públicas e privadas.

Um projeto que Isabel Santos considera importante dado que “a coesão social, e neste domínio, as políticas de inclusão, são um marco fundamental nesse percurso da adesão da Albânia à UE”.