Eurodeputados alertam para um possível Brexit sem acordo

Parlamento Europeu estabelece que só debate, em 2020, o eventual acordo da União Europeia com o Reino Unido, sobre o Brexit, se o mesmo for colocado ao Parlamento até 20 de dezembro. Qualquer atraso pode levar a uma saída sem acordo em janeiro de 2021.

Eurodeputados alertam para um possível Brexit sem acordo
Eurodeputados alertam para um possível Brexit sem acordo

Os eurodeputados consideram que as medidas de contingência adotadas pela Comissão Europeia para o caso de não haver acordo com o Reino-Unido quanto à saída da União Europeia a partir de 31 de dezembro de 2020, são oportunas.

O acordo proposto pela UE não encontra paralelo ao nível da abrangência e da disposição para a ausência de tarifas e quotas, por isso, em troca, o Reino Unido precisará de respeitar as regras de concorrência justas, enfatizaram, hoje, os eurodeputados.

Os eurodeputados lembraram que o prazo para as negociações foi definido pelo Reino Unido, e pediram que a frota pesqueira da UE tenha acesso sem restrições às águas britânicas.

Vários eurodeputados saudaram a celebração do acordo que garante, entre outros pontos, os direitos dos cidadãos e a paz na ilha da Irlanda. E reiteraram que, caso venha a ser obtido um acordo após o prazo de 20 de dezembro fixado pelos líderes dos grupos políticos na quinta-feira, o Parlamento não poderá examinar minuciosamente o acordo e decidir sobre a sua aprovação para entrar em vigor em 1 de janeiro de 2021.