Eurodeputados apoiam medidas robustas para segurança marítima

Eurodeputados da Comissão dos Transportes do PE apoiam atualização da segurança marítima, com foco nas inspeções de acidentes marítimos, reforço das inspeções, desempenho ambiental, condições de trabalho e mais intervenção da EMSA.

Eurodeputados apoiam medidas robustas para segurança marítima
Eurodeputados apoiam medidas robustas para segurança marítima. Foto: Rosa Pinto

A segurança marítima da União Europeia (UE) deve ser reforçada, incluindo uma investigação mais rápida de acidentes marítimos, soluções digitais, mais inspeções em navios poluentes e formação sobre as condições de trabalho das tripulações.

A Comissão dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu apoiou o pacote de segurança marítima apresentado pela Comissão Europeia em junho de 2023. As medidas têm como objetivo modernizar e reforçar as regras marítimas da UE em matéria de segurança e prevenção da poluição.

Investigação mais rápida de acidentes marítimos

Num projeto de regras sobre a investigação de acidentes no sector dos transportes marítimos, liderado pela relatora eurodeputada Caroline Nagtegaal e aprovado por unanimidade, os eurodeputados dos transportes consideram que as investigações devem ser mais rápidas e mais eficientes, para permitir aprender rapidamente com os acidentes marítimos e garantir que esses tipos des acidentes não voltem a acontecer. Os eurodeputados consideram que a investigação deverá começar no prazo de um mês após o acidente (a Comissão Europeia sugeriu dois meses) e ser concluido no prazo de 12 meses.

Inspeções mais amplas

Os eurodeputados da Comissão dos Transportes e Turismo, liderados pela eurodeputada relatora Vera Tax, também adotaram alterações aos requisitos do Estado de bandeira e às regras de controlo do Estado do porto. Para os eurodeputados os Estados de pavilhão devem assumir a primeira responsabilidade pela segurança da operação de um navio que arvore o seu pavilhão, que verificarem 30 % dos seus navios e concentrarem as suas inspeções não só na segurança, mas também no desempenho ambiental dos navios, bem como sobre as condições de trabalho das tripulações, incluindo a exatidão dos dados sobre horas de trabalho e descanso. Os Estados de bandeira também devem começar a emitir certificados digitais de conformidade de segurança no prazo de três anos após a atualização das regras da UE, indicam os eurodeputados.

No que diz respeito à segunda linha de defesa da segurança marítima, o controlo pelo Estado do porto, os eurodeputados dos Transportes concordaram em atualizar os critérios que permitem direcionar os navios para inspeção nos portos. O desempenho ambiental e as deficiências dos navios terão mais peso na determinação do seu perfil de risco.

Os eurodeputados acrescentaram que mais inspeções em navios poluentes promoverão a utilização de fornecimento de energia em terra ou qualquer outra tecnologia de poupança de energia que reduza as emissões de gases com efeito de estufa e os poluentes atmosféricos nos portos.

A Comissão de Transportes considere também a proposta de dar aos Estados-Membros a opção de alargar o controlo pelo Estado do porto aos navios de pesca com comprimento superior a 24 metros.

Reforço da Agência Europeia de Segurança Marítima

Para os eurodeputados a atualização das regras de segurança marítima só poderá atingir todo o seu potencial se a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA, na sigla em inglês) estiver totalmente envolvida e equipada para ajudar os governos da UE na transição verde e digital do seu setor marítimo. Os eurodeputados dos transportes, liderados pela relatora Cláudia Monteiro De Aguiar, apoiaram por unanimidade um mandato reforçado da EMSA.

Os eurodeputados pretendem que a EMSA oriente os governos da UE na descarbonização e digitalização do setor marítimo e dos portos, incluindo relatórios sobre os impactos das regras do RCLE-UE Marítimo e do FuelEU Marítimo no tráfego portuário e na sua mudança para portos de transbordo em países terceiros. A Agência deve também proporcionar formação aos Estados-Membros sobre como conduzir investigações de acidentes marítimos, aplicar soluções digitais aos registos marítimos e também ajudar os inspetores a avaliar se os direitos dos marítimos e as condições de trabalho e de vida a bordo dos navios são respeitados.

Os eurodeputados sugerem também o reforço do papel internacional e de segurança da EMSA, envolvendo-a mais nas reuniões da Organização Marítima Internacional e proporcionando aos países da UE consciência da situação marítima sobre novos desafios geopolíticos, tais como a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e as ameaças de segurança relacionadas a Estados-Membros específicos.