Eurodeputados apresentam nove candidaturas ao Prémio Sakharov 2023

Entre as nove nomeações ao Prémio Sakharov 2023 estão mulheres do Irão e do Afeganistão, antigo Defensor Público da Geórgia, Elon Musk dos EUA, ativista climática do Uganda, ativistas da Nicarágua, e ativistas da Polónia, El Salvador e dos EUA.

Eurodeputados apresentam nove candidaturas ao Prémio Sakharov 2023
Eurodeputados apresentam nove candidaturas ao Prémio Sakharov 2023. Foto: Rosa Pinto

A Comissão dos Assuntos Externos, a Subcomissão dos Direitos Humanos e a Comissão do Desenvolvimento do Parlamento Europeu acolheram a apresentação de nove nomeações para o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento de 2023, – o maior tributo prestado pela UE ao trabalho em matéria de direitos humanos. Cada candidato ao prémio deve ter o apoio de pelo menos 40 deputados europeus e cada deputado individual pode apoiar apenas um candidato.

As nove nomeações ao Prémio Sakharov 2023

Jina Mahsa Amini e as mulheres do Irão nomeadas pelo Partido Popular Europeu (PPE);

A luta pelos direitos das mulheres no Irão, nomeadamente Zhina Mahsa Amini e o Movimento Mulher, Vida, Liberdade, nomeado pelos Socialistas e Democratas (S&D);

Mahsa Amini e o Movimento Mulher, Vida, Liberdade, Irão, nomeado pela Renew Europe Renew);

Ativistas educativos afegãos: Marzia Amiri, Parasto Hakim e Matiullah Wesa, Afeganistão, nomeados por 59 eurodeputados;

O povo pró-europeu da Geórgia e Nino Lomjaria, antigo Defensor Público da Geórgia, nomeado pelos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR);

Elon Musk, Estados Unidos, indicado pela Identity and Democracy (ID);

Vanessa Nakate, ativista climática, Uganda, nomeada pelos Verdes/Aliança Livre Europeia (Verdes/EFA);

Vilma Núñez de Escorcia e Monsenhor Rolando José Álvarez Lagos, Nicarágua, nomeados por 43 eurodeputados;

Mulheres que lutam pelo aborto gratuito, seguro e legal: Justyna Wydrzyńska – Polónia, Morena Herrera – El Salvador e Colleen McNichols – Estados Unidos, nomeada pela Esquerda.

Todos os anos, em setembro, os eurodeputados e os grupos políticos nomeiam candidatos ao Prémio Sakharov. As Comissões dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento do Parlamento Europeu vão agora elaborar uma lista de apenas três candidatos que é submetida para decisão final à Conferência dos Presidentes (Presidente do PE, Metsola e líderes dos grupos políticos).

O vencedor ao Prémio Sakharov será anunciado em outubro e a cerimónia de entrega do prémio terá lugar durante a sessão plenária de dezembro, em Estrasburgo.