Eurodeputados Paulo Rangel e Isabel Santos destacam-se com legisladores influentes

Paulo Rangel é o eurodeputado português mais influente no Parlamento Europeu e entre as eurodeputadas portuguesas destaca-se Isabel Santos como a mais influente. A análise é da EUmatrix do período de julho de 2019 a fevereiro de 2024.

Eurodeputados Paulo Rangel e Isabel Santos destacam-se com legisladores influentes
Eurodeputados Paulo Rangel e Isabel Santos destacam-se com legisladores influentes. Foto: © UE

O Índice de Influência 2024, agora publicado, mostra que o desempenho dos eurodeputados portugueses no Parlamento Europeu está nos escalões mais elevados, sendo os segundos legisladores mais produtivos, proporcionalmente.

De entre o top 100 dos eurodeputados na análise da EUmatrix, que mede a influência que os eurodeputados do Parlamento Europeu exerceram sobre a política da EU, desde o início da atual legislatura, ou seja de julho de 2019 a fevereiro de 2024, encontramos, para além do Paulo Rangel a ocupar a posição 16, Pedro Silva Pereira na posição 19, Pedro Marques, na posição 35, Isabel dos Santos, na posição 36, Isabel Carvalhais, na posição 64, Maria da Graça Carvalho, na posição 71, e Maria Marias, na posição 101.

Mas os eurodeputados portugueses têm um desempenho excecional em áreas como a saúde onde se destaca a eurodeputada Sara Cerdas, que surge como a 2ª mais influente.

Em assuntos externos, defesa e segurança está Isabel dos Santos no Top 10 como a mais influente, e onde dominam os eurodeputados dos países bálticos, mas também onde eurodeputados de países, como Portugal, têm uma influência própria de grande relevo. Nestas áreas destaca-se o eurodeputado Pedro Marques no grupo dos que mais apoiam a integração da defesa da UE.

Na definição da política orçamental da UE está José Manuel Fernandes como o mais influente a um legislador ativo nos programas InvestEU e STEP.

Nas áreas do mercado interno, da concorrência e da política fiscal encontramos no Top 10 dos mais influentes, Lídia Pereira, uma legisladora-chave em questões fiscais, e Maria-Manuel Leitão Marques.

Em mercados de capitais e a política financeira releva-se Pedro Marques como legislador ativo sobre o sistema bancário. O estudo mostra que os eurodeputados dos países do Norte estão acima do seu peso quando se trata de influenciar os mercados de capitais e a política financeira, especialmente dinamarqueses, finlandeses, irlandeses e holandeses. No entanto, os portugueses são os mais influentes proporcionalmente à sua dimensão, especialmente devido à contribuição de Pedro Marques. Neste setor o estudo mostra que entre os apoiantes mais fortes de uma abordagem de mercado ao sector financeiro está a eurodeputada Sandra Pereira.

Verifica-se também que os eurodeputados mais influentes na agricultura foram Isabel Carvalhais, como legisladora sobre pescas e zonas rurais, e onde Maria Matias se faz notar pelas opiniões mais “personalizadas”, ou seja, diferentes das do seu grupo político.

No que diz respeito ao mercado interno, encontramos Lídia Pereira, Maria-Manuel Leitão-Marques, como eurodeputadas influentes, nas finanças temos Pedro Marques e José Gusmão.

Em temas regulatórios como ambiente está a eurodeputada Isabel Carvalhais e em energia a eurodeputada Maria da Graça Carvalho.