Europa investe 5,6 mil milhões de euros em energia eólica

O aumento do custo do gás é o principal fator do custo da eletricidade. A Comissão Europeia vai investir 5,6 mil milhões de euros em energia eólica offshore e onshore para se livrar do gás russo.

Europa investe 5,6 mil milhões de euros em energia eólica
Europa investe 5,6 mil milhões de euros em energia eólica, Ursula von der Leyen. Foto: © União Europeia

O aproveitamento da energia eólica pode libertar a União Europeia da necessidade dos combustíveis fosseis importados da Rússia, referiu a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante a Cimeira sobre Segurança Energética, em Copenhaga.

“A energia eólica offshore do Mar Báltico cobrirá o consumo de energia de cerca de seis milhões de residências até 2030. Isso é mais do que o número de residências na Dinamarca, Lituânia, Letónia e Estónia juntas”, referiu Ursula von der Leyen.

A Comissão Europeia pretende apoiar a cooperação regional para que seja possível realizar todo o potencial da energia eólica offshore na Europa. Para isso “estamos a disponibilizar 5,6 mil milhões de euros da NextGenerationEU para a implantação de energia eólica offshore e onshore na Europa”.

Os fundos comunitários devem ser utilizados sobretudo para favorecer projetos transfronteiriços, ou seja, devem “dar prioridade aos projetos híbridos, que ligam parques eólicos offshore a mais do que um Estado-Membro”.

Sobre o atual aumento dos preços da eletricidade, Ursula von der Leyen referiu que está no gás, “e principalmente gás russo que foi manipulado por Putin”. Assim, para enfrentar o aumento do preço de eletricidade deve ser feito um investimento “em energias renováveis”, dado que “são limpas, são mais baratas e tornam-nos independentes”.