Exame de sangue pode detetar vários tipos de cancro

Exame de sangue pode detetar precocemente oito tipos comuns de cancro. O ‘CancerSEEK’ desenvolvido por uma equipa de investigadores foi testado em mais de 1000 pacientes e apresentou uma sensibilidade de 69 a 98%, dependendo do tipo de cancro.

'CancerSEEK' é um teste de sangue não invasivo que deteta e localiza oito tipos comuns de cancro
‘CancerSEEK’ é um teste de sangue não invasivo que deteta e localiza oito tipos comuns de cancro. Ilustração: Elizabeth Cook e Kaitlin Lindsay

Uma equipa de investigadores desenvolveu um exame de sangue não invasivo com base na análise combinada de DNA e proteínas que permite detetar precocemente oito tipos comuns de cancro. Diagnosticar os cancros antes de terem metástase é um dos objetivos chave para reduzir as mortes por cancro.

O exame, designado por ‘CancerSEEK’, e desenvolvido Joshua Cohen da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, e pelos investigadores da equipa, é um exame de sangue não invasivo para cancro que avalia mutações em 16 genes de cancro, bem como os níveis de dez biomarcadores de proteínas circulantes.

Os investigadores estudaram 1.005 pacientes que foram diagnosticados com cancros de Fase I a III de oito tipos comuns, além de 850 indivíduos saudáveis para servir de controlo, e descobriram que o ‘CancerSEEK’ detetou cancro com uma sensibilidade de 69 a 98%, dependendo do tipo de cancro, como foi o caso do cancro do ovário, fígado, estômago, pâncreas e esôfago.

Os investigadores indicaram que detetaram cancro em 7 das pessoas do grupo de controlo e que o ‘CancerSEEK’ localizou o cancro num pequeno número de locais anatómicos numa média de 83% dos pacientes.

O teste apresentou uma especificidade em 99%, o que significa que a probabilidade de um indivíduo saudável receber um resultado falso positivo foi muito baixa. Em alguns casos, o teste também forneceu informações sobre o tecido de origem do cancro – um dado difícil de conseguir anteriormente. Os pacientes estudados pelos investigadores já tinham diagnóstico de cancro pré-metastático com base nos sintomas da doença.

Com o ‘CancerSEEK’ o objetivo é detetar o cancro mais cedo, antes que a doença seja sintomática. Os investigadores estimam que o custo do teste ao sangue para oito tipos de cancro possa ser inferior a 500 dólares, o que é comparável ou menor que os testes atuais para tipos únicos de cancro, como é o caso da colonoscopia para cancro do cólon.