Exame de tomografia computadorizada pode salvar vidas do cancro do pulmão

Deteção precoce do cancro do pulmão pode ser feita por exame de tomografia computadorizada. Especialista médico recomenda rastreio de pessoas em risco como fumadores e ex-fumadores.

Exame de tomografia computadorizada pode salvar vidas do cancro do pulmão
Exame de tomografia computadorizada pode salvar vidas do cancro do pulmão. Foto: Rosa Pinto

O cancro do pulmão é responsável por mais mortes do que qualquer outro cancro. Embora o uso de tomografias computadorizadas para rastrear o cancro do pulmão já exista há cerca de uma década, mas não é utilizado com a frequência devida.

“Infelizmente, muitas pessoas descobrem que têm cancro do pulmão depois de progredir”, referiu Nabil Rizk, responsável de cirurgia torácica do Hackensack University Medical Center, EUA.

“A chave para a sobrevivência é detetar o cancro precocemente, antes de haver sintomas, e uma das melhores maneiras de fazer isso é com uma tomografia computadorizada”, acrescentou o especialista.

De acordo com um estudo recente publicado no Journal of the American College of Radiology, apenas 1 em cada 8 pessoas para as quais é recomendada uma tomografia computadorizada é prescrita o que impede o eventual diagnóstico precoce.

Nabil Rizk ilustrou que “surpreendentemente, apenas 3% dos residentes de Nova Jersey com alto risco de cancro do pulmão receberam uma tomografia computadorizada de baixa dose para rastreio do cancro do pulmão”, o que “é dececionante porque sabemos que esse teste pode encontrar a doença em seu estágio inicial, quando as opções de tratamento mais recentes funcionam melhor.”

É fortemente recomendada uma triagem anual do cancro do pulmão para pessoas em risco, como:

  • Ter um histórico de tabagismo de 20 maços/ano ou mais
  • Fumar atualmente ou ter parado de fumar nos últimos 15 anos
  • Ter entre 50 e 80 anos.

Um estudo mostra que pacientes diagnosticados com cancro do pulmão, em estágio inicial, por meio de exame por tomografia computadorizada têm uma taxa de sobrevida de 80% em 20 anos.

“Eu encorajo a todos a serem proativos e falarem com seus médicos sobre uma triagem de cancro do pulmão por tomografia computadorizada”, disse Nabil Rizk, que descreve o teste como muito fácil e rápido. “Este teste de triagem pode e deve salvar mais vidas.”