Exercício físico aumenta células imunes que destroem o cancro

Exercício físico tem efeito na prevenção e controlo do cancro! Investigação mostra que um exercício físico de apenas 10 minutos aumentou o número de células imunes capazes de destruir as células cancerígenas.

Exercício físico aumenta células imunes que destroem o cancro
Exercício físico aumenta células imunes que destroem o cancro. Foto: DR

A atividade física diminui o risco de cancro e diminui os efeitos adversos das terapias contra o cancro. Além disso, melhora o bem-estar dos pacientes e as perspetivas para os que sofrem de cancro.

“Anteriormente, acreditava-se que os pacientes com cancro deveriam simplesmente descansar após o diagnóstico. Hoje em dia, temos crescentes evidências de investigação de que o exercício pode até melhorar o prognóstico do cancro. No entanto, os mecanismos pelos quais o exercício exerce controlo sobre o cancro ainda não são totalmente compreendidos”, esclareceu a investigadora Tiia Koivula, da Universidade de Turku, Finlândia.

Exercício de 10 minutos

Um estudo de investigação incluiu 28 pacientes recém-diagnosticados com linfoma e cancro da mama. A faixa etária dos pacientes com linfoma foi de 20 a 69 anos, enquanto os pacientes com cancro da mama foi de 37 a 73 anos.

Ao longo do estudo, os pacientes realizaram um exercício de ciclismo de 10 minutos. Foram recolhidas amostras de sangue: uma vez antes do início do exercício e duas vezes após o exercício.

A investigadora Tiia Koivula explicou que a resistência para pedalar foi personalizada para cada paciente para alinhar com atividade física leve ou intermedia. O objetivo principal foi o de os pacientes pedalarem continuamente durante 10 minutos sem se sentirem cansados, ao mesmo tempo que elevavam sua frequência cardíaca.

Os investigadores avaliaram a quantidade de diversas células imunes, comumente chamadas de leucócitos ou glóbulos brancos, nas amostras de sangue, e justapuseram as contagens de células nas amostras obtidas antes e depois da atividade física.

Exercício aumenta número de células imunes

Dos dados do estudo, já publicado em Frontiers in Physiology, verificou-se que o exercício aumentou o número de células imunes capazes de destruir as células cancerígenas. Durante o exercício, as células T citotóxicas e as células natural assassinas aumentaram na corrente sanguínea em pacientes com linfoma.

Em indivíduos com cancro da mama, a atividade física elevou tanto a contagem geral de leucócitos quanto a quantidade de monócitos intermediários e células B, juntamente com células T citotóxicas e células assassinas naturais. O efeito foi rápido e temporário e, para a maioria dos pacientes, a contagem de células imunes voltou aos níveis basais observados em amostras de sangue recolhidas 30 minutos após o exercício.

“De particular interesse foi a elevação observada nas células imunes citotóxicas durante o exercício em ambos os grupos de pacientes. Essas células imunes possuem a capacidade de erradicar as células cancerígenas”, destacou a investigadora.

Os cientistas também descobriram uma correlação entre o grau de atividade física e a alteração na quantidade de células imunes em ambos os grupos de pacientes. À medida que a frequência cardíaca e a pressão sanguínea dos pacientes aumentavam, uma quantidade maior de células imunológicas era transportada para o sistema circulatório.

Tiia Koivula referiu: “Apesar de indicar que exercícios de maior intensidade levam ao aumento da transferência de células imunológicas dos órgãos de armazenamento para a corrente sanguínea, as descobertas destacam que mesmo exercícios de intensidade leve ou moderada com duração de apenas 10 minutos podem elevar a contagem de células imunológicas cruciais envolvidas no combate ao cancro”.

“Os tratamentos para o cancro podem induzir fadiga e diminuir a motivação para a atividade física, portanto, é reconfortante reconhecer que apenas 10 minutos de bicicleta ou caminhar até o supermercado, por exemplo, podem amplificar o sistema imunológico do corpo”. Assim, a investigadora acrescentou que o importante é os pacientes encontrarem um exercício físico que gostem.

O exercício transfere células imunes para o tumor?

Tiia Koivula afirmou que, segundo investigações, ainda são desconhecidos os locais por onde as células imunes entram na corrente sanguínea e para onde migram após o exercício. Assim, esclareceu que são necessárias mais investigações “em pacientes com cancro para examinar se as células imunes são transportadas para o tumor após o exercício, onde poderiam erradicar as células cancerígenas. Estudos pré-clínicos demonstraram essa ocorrência, mas a investigação em pacientes com cancro permanece relativamente inacabada”.

A defesa imunológica é frequentemente afetada por tratamentos contra o cancro, o que pode resultar em uma diminuição na contagem de células imunes. O exercício pode desempenhar um papel particularmente crucial no fortalecimento do sistema imunológico quando este enfraquece.