Extratos de planta daninha protegem contra envelhecimento

Fruto da Xanthium strumarium, uma planta daninha muito frequente, possui componentes antioxidantes e anti-inflamatórios podem proteger a pele, acelerar a cicatrização de feridas e evitar as rugas da pele. Doses altas de extrato do fruto são prejudiciais.

Extratos de planta daninha protegem contra envelhecimento
Extratos de planta daninha protegem contra envelhecimento

O fruto da planta Xanthium strumarium, uma planta que cresce em todo o mundo e é frequentemente considerada uma planta daninha invasora, possui componentes antioxidantes e anti-inflamatórios que podem ser funcionar como protetores da pele.

Cientistas descobriram que os compostos nas frutas pontiagudas da planta reduzem os danos causados ​​pela exposição aos raios UVB e aceleram a cicatrização de feridas. Os testes em laboratório usaram células e tecidos.

Os extratos de Xanthium strumarium também mostraram influenciar a produção de colagénio, uma proteína que dá elasticidade à pele e previne rugas. Os resultados da investigação foram apresentados no encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, EUA.

“Descobrimos que a fruta Xanthium strumarium tem o potencial de proteger a pele e ajudar a aumentar a produção de colagénio”, disse Eunsu Song, da Universidade de Myongji, na Coreia do Sul, que conduziu a investigação com a com o investigador sénior Jinah Hwang, da Universidade de Myongji.

O investigador acrescentou: “Nesse sentido, pode ser um ingrediente atrativo para cremes ou outras formas cosméticas. Provavelmente mostrará um efeito sinérgico se for misturado com outros compostos eficazes, como ácido hialurónico ou ácido retinóico, contra o envelhecimento”.

A Xanthium strumarium é uma planta nativa do sul da Europa, Ásia Central e China que se espalhou pelo mundo, é frequentemente em áreas húmidas ou arenosas, como valas à beira de estradas e margens de rios. Os frutos característicos, cobertos por cascas duras e carrapichos, têm sido usados ​​há séculos em remédios tradicionais para dor de cabeça, nariz entupido, distúrbios da pigmentação da pele, doenças relacionadas à tuberculose e artrite reumatoide. Nos últimos anos, os cientistas exploraram o seu uso em tratamentos para artrite reumatoide e cancro.

O novo estudo de investigação é o primeiro a examinar as propriedades da fruta como agente cicatrizante e protetor da pele. Os cientistas estudaram primeiro as propriedades moleculares dos extratos da fruta da planta e isolaram compostos específicos que poderiam contribuir para efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Em seguida usaram culturas de células e um modelo de tecido 3D com propriedades semelhantes à pele humana para estudar como esses compostos afetam a produção de colagénio, cicatrização de feridas e danos causados ​​pela radiação UVB.

Os resultados mostraram que os extratos da fruta da planta estimulam a produção de colagénio, aceleram a cicatrização de feridas e exercem um efeito protetor contra a radiação UVB. Comparando a bioatividade dos frutos de plantas Xanthium strumarium cultivadas em diferentes lugares, os investigadores descobriram que os frutos cultivados na Coreia do Sul tinham propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ligeiramente mais altas e maior atividade de cicatrização de feridas do que os cultivados na China.

Os investigadores alertaram que altas doses de extrato do fruto da Xanthium strumarium podem ser prejudiciais. Assim, são necessários mais estudos para determinar como usar o extrato com segurança em aplicações cosméticas ou farmacêuticas.

“Em seus carrapichos, o fruto da Xanthium strumarium também possui um constituinte tóxico, o carboxiatractilosídeo, que pode danificar o fígado”, esclareceu o investigador. “A Xanthium strumarium mostrou potencial como agente cosmético ao aumentar a síntese de colagénio; no entanto, apresentou resultados negativos com concentrações mais elevadas. Portanto, encontrar a concentração adequada parece muito importante e seria a chave para a comercialização de extratos de frutos da Xanthium strumarium em cosméticos.”

Os investigadores indicaram que no futuro, planeiam estudar mais os mecanismos biológicos envolvidos e realizar experiências em animais para explorar maneiras de adaptar com segurança os extratos de frutos de Xanthium strumarium para uso em produtos cosméticos.