FCT abre concurso para Bolsas de Investigação para estágios na NASA

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) tem aberto concurso para atribuição de seis Bolsas de Investigação para Estágios na ‘National Aeronautics and Space Administration’ (NASA) dos EUA.

FCT abre concurso para Bolsas de Investigação para estágios na NASA
FCT abre concurso para Bolsas de Investigação para estágios na NASA. Foto: © NASA

O concurso da FCT para atribuição de seis Bolsas de Investigação para estágios na NASA está aberto até às 17 horas do dia 30 de janeiro, e é dirigido a estudantes de nacionalidade portuguesa.

O concurso para estágios na NASA surge na sequência do acordo de cooperação, celebrado em março de 2016, entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), a FCT e a NASA. Um acordo que integrou Portugal no Programa Internacional de Estágios da agência espacial.

Ao concurso podem candidatar-se alunos que estejam a frequentar um doutoramento ou mestrado nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemática, e a desenvolver trabalho académico com especial enfoque na área espacial.

Os candidatos selecionados vão ter a oportunidade de serem integrados em 12 projetos de investigação da NASA, que abarcam áreas científicas como a matemática, a física, a engenharia, a biologia, a nanotecnologia, a aeromecânica ou a informática, entre outras. Os estágios decorrem entre junho e dezembro de 2017.

A FCT lembra que “o Espaço é uma área estratégica para Portugal, que tem ganho cada vez mais destaque em termos de investimento e retorno para o país. É uma das áreas de investigação do ‘Atlantic International Research Centre(AIR Centre), cujo protocolo de criação deverá ser assinado este ano”.

Veja também: FCT vai atribuir 18 Bolsas para Estágios no CERN, ESA e ESO