Feridas ou lesões nos pés e mãos em crianças e jovens são causadas pela COVID-19

Investigação mostra haver relação entre a COVID-19 e as feridas ou lesões vermelhas nos pés e nas mãos em crianças e adultos jovens. Os investigadores encontraram o coronavírus nas células endoteliais dos vasos sanguíneos da pele, e nas glândulas sudoríparas.

Feridas ou lesões nos pés e mãos em crianças e jovens causadas pela COVID-19
Feridas ou lesões nos pés e mãos em crianças e jovens causadas pela COVID-19. Foto: © Rosa Pinto

Feridas ou lesões vermelhas nos pés e nas mãos (pés de COVID) em crianças e adultos jovens são causadas ​​pela COVID-19, indicam as conclusões de um novo estudo de investigação publicado no “British Journal of Dermatology”.

Na maioria dos casos, os indivíduos afetados apresentam teste negativo à COVID-19, um teste tradicional envolvendo esfregaços na garganta e medições de anticorpos circulantes. Os investigadores do estudo descobriram que o vírus SARS-CoV-2, que causa o COVID-19, estava presente em biópsias da pele em crianças com sintomas dos dedos dos “pés de COVID”, apesar dos resultados negativos dos testes tradicionais.

As análises detetaram o coronavirus nas células endoteliais dos vasos sanguíneos da pele, bem como nas glândulas sudoríparas. A microscopia eletrónica numa biópsia também encontrou evidências de partículas virais nas células endoteliais.

“As nossas descobertas apoiam uma relação causal de SARS-CoV-2 com as lesões “pés COVID”. O dano endotelial induzido pelo vírus pode ser o principal mecanismo que causa estas lesões”, referiu Isabel Colmenero, do Hospital Infantil Universitário Niño Jesús, em Espanha, e principal autora do estudo.

A investigadora acrescentou: “Além disso, o dano vascular também pode explicar algumas características clínicas observadas em pacientes com COVID-19 grave”.