Festa da gastronomia italiana em Portugal

Governo italiano promove II Semana da Gastronomia Italiana no Mundo. Em Lisboa e Faro, de 20 a 26 de novembro, a festa italiana inclui também workshops de cozinha, exposições, conferências, documentários, música e degustação de vinhos.

II Semana da Gastronomia Italiana no Mundo
II Semana da Gastronomia Italiana no Mundo. Foto: DR

A Segunda Semana da Gastronomia Italiana no Mundo decorre de 20 a 26 de novembro. O evento é promovido pelo Governo italiano e envolve o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália e o Ministério italiano das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais, bem como todas as instituições públicas e privadas que representam a gastronomia italiana e a Itália no mundo.

Em Portugal o evento é organizado pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, com o patrocínio da Embaixada de Itália em Portugal. O programa da II Semana da Gastronomia Italiana é muito variado e para além da gastronomia italiana, inclui workshops de cozinha, exposições, conferências, projeções de filmes e documentários, música, degustação de vinhos e muitas outras atividades na área da restauração.

O objetivo do Governo Italiano ao promover o evento é valorizar e promover as produções agroalimentares e vitivinícolas italianas e os valores únicos da Dieta Mediterrânea. A Semana da Gastronomia Italiana no Mundo “tem como temas principais a qualidade, a sustentabilidade, a cultura, a segurança alimentar, o direito à alimentação, a educação, a identidade, o território e a biodiversidade, dando particular atenção à promoção dos itinerários enogastronómicos e turísticos regionais e à formação no setor hoteleiro para desenvolver colaborações a longo prazo entre cozinheiros italianos e locais.

A inauguração do evento decorre no dia 20 de novembro, pelas 18h30, no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, e inclui um “incrível espetáculo musical que converte legumes da horta em divertidos instrumentos, numa colaboração com a Cooperativa Cultural Cosanostra / Lavrar o Mar”, mas para além do “concerto sustentável, os participantes poderão assistir à exposição de fotografia Can food be art? de Salvo D’Avila e à abertura do espaço “Cozinha do Salitre” que, com o patrocínio da empresa SMEG, acolhe workshops de gastronomia italiana.”

O programa inclui também outros workshops de gastronomia ao longo da semana, assim, de 20 a 24 de novembro, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e o SMEG Store em Lisboa dinamizam diversos workshops com chefes italianos.

No dia 23 de novembro, a partir das 18h30, é prestada a devida homenagem ao vinho italiano, que numa parceria com o Centro CREA Viticoltura Enologia de Velletri, de Roma, é organizada “uma exposição e uma conferência sobre a fileira vitivinícola seguida de degustação de algumas tipologias de vinhos italianos, produzidos a partir de castas autóctones e/ou provenientes de distritos vitivinícolas pouco conhecidos no estrangeiro, com uma breve apresentação das adegas produtoras, da tipologia em prova e uma descrição das caraterísticas sensoriais dos vinhos”, neste caso para poder participar os interessados devem proceder a reserva pelo telefone 213884172 ou pelo e-mail: iiclisbona.reservas@esteri.it.

No dia 24 de novembro, às 19h00, decorre um encontro com o famoso escritor e jornalista siciliano Roberto Alajmo sob o tema ‘História e histórias da cozinha siciliana’ que será seguido de uma degustação de ‘arancine’ sicilianas preparadas pelos Chefes Guglielmo Asta e Antonino Cammarata de Palermo, também neste caso a reserva para participar é necessária.

Numa antecipação à Segunda Semana da Gastronomia Italiana no Mundo, a Câmara do Comércio Italiano em Portugal organiza um mercado que decorre de 17 a 19 de novembro, na Praça da Figueira, em Lisboa, com música e stands de produtos ’Made in Italy’, e ao longo da semana haverá também projeções de filmes e documentários dedicados ao tema da gastronomia italiana, com entrada livre.