Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos de 2021 na casa dos portugueses

Município de Bragança vai levar o Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos de 2021 a casa dos portugueses. Vai poder saborear o que há de melhor na gastronomia transmontana e celebrar com a arte e cultura do carnaval dos caretos.

0
Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos de 2021 na casa dos portugueses
Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos de 2021 na casa dos portugueses

Quando a pandemia de COVID-19 nos leva ao confinamento o Município de Bragança decidiu não privar, em 2021, os brigantinos, bem como todos os portugueses, do Festival do Butelo e das Casulas e do Carnaval dos Caretos.

Num investimento, na ordem dos 14 mil euros, o Município de Bragança, vai levar a casa de todos os portugueses aquilo que é uma das mais importantes tradições culturais e gastronómicas da região transmontana, o butelo, as casulas, as mascaras e sobretudo a alegria dos caretos.

De 1 a 16 de fevereiro o Município de Bragança, contrariando os obstáculos da atual situação motivada pela pandemia reinventou e vai através de um conjunto de iniciativas online apoiar os produtores locais e de continuar a dinamizar a cultura e as tradições brigantinas.

Através da plataforma Dott/Ctt, é realizado o Festival do Butelo e das Casulas que contará com a participação de 17 produtores do Concelho de Bragança. Vão ser comercializados produtos como butelo, salpicões e chouriças, casulas, azeite, vinhos, licores, mel e artesanato regional.

Em casa, os apreciadores da boa gastronomia podem confecionar alguns pratos da gastronomia transmontana com os produtos comercializados dos produtores da região de Bragança. Com destaque para o butelo, as casulas, a castanha e o mel. Para ajudar na cozinha vão estar em online a experiência de chefs que vão revelar alguns dos seus segredos.

Também o Carnaval dos Caretos vai entrar na casa de cada um dos portugueses, com iniciativas online, como oficinas pedagógicas orientadas aos mais jovens mas ensinamentos através de um artesão de máscaras e “Diálogos com Arte”.

Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, os mais jovens podem, através de acesso online, aprender sob a orientação de artesãos, como construir máscaras em lata e fatos de caretos do território de Bragança.

No dia 13 de fevereiro, vai decorrer a inauguração “Máscara: o ser e o fazer”, do artesão Isidro Rodrigues, no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, seguida de “Diálogos com Arte”, com António Tiza e Isidro Rodrigues. Eventos transmitidos através na página do Facebook do Município de Bragança.

No dia 16 de fevereiro, o ator André Gago irá falar sobre “O Papel da Máscara no Teatro”, em Diálogos com Arte, com transmissão através da página do Facebook do Município de Bragança.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!