Festival internacional do ouriço-do-mar na Ericeira

Ouriço-do-mar vai ser a ementa principal de 24 restaurantes da Ericeira, entre 31 de março e 9 de abril. A ementa vai envolver vários chefs nacionais e internacionais de renome. Um acontecimento gastronómico que já é uma marca de qualidade.

Festival internacional do ouriço-do-mar
Festival internacional do ouriço-do-mar

O III Festival internacional do ouriço-do-mar, na Ericeira, vai permitir saborear o ouriço-do-mar preparado pela restauração local, descobrir as suas diversas utilizações culinárias pela mão de grandes chefs mundiais e conhecer o contexto ambiental e cultural da espécie.

A ligação da Ericeira ao ouriço-do-mar existe desde a sua origem, que outrora era denominada Ouriceira devido à forte tradição na apanha do ouriço-do-mar. A Ericeira é hoje uma das zonas costeiras de Portugal onde as condições são mais favoráveis ao desenvolvimento do ouriço-do-mar.

A tradição e a qualidade da espécie levou a Câmara Municipal de Mafra a promover uma iniciativa que vai já na terceira edição, o Festival do ouriço-do-mar. Este ano vão estar envolvidos na mostra gastronómica em 24 restaurantes que vão reinventar receitas e promover o consumo da espécie ao ‘natural’.

Com a preocupação da inovação ao serviço do paladar, a Camara Municipal de Mafra, indica que o Festival vai contar com “a presença de vários chefs nacionais e internacionais de renome, que irão brindar os visitantes com as suas experiências mais arrojadas e saborosas envolvendo o ouriço-do-mar nas sessões de showcookings”, que irão a ter lugar no Mercado Municipal da Ericeira, sábados, 1 e 8 de abril.

António Alexandre, Chef do projeto Endògenos que promove e valoriza o ouriço-do-mar da Ericeira desde 2013, e os internacionais, Chef Justin Jennings, da Austrália e o Chef Roberto Sihuay, do Perú, são três das estrelas da gastronomia que vão participar no Festival.

Para além da vertente gastronómica, o Festival tem como objetivo a “valorização do ouriço-do-mar enquanto espécie endógena da região e contribuir para potenciar o turismo e os projetos de investigação científica em torno da espécie”.

Em paralelo à mostra gastronómica, mas ao mesmo tempo fazendo parte desta, vão realizar-se as Jornadas Técnicas sobre o ouriço-do-mar, na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, localizada no centro da vila da Ericeira, a partir do dia 1 de Abril.

As jornadas irão dar especial atenção a temas como o repovoamento da espécie marinha, ouriço-do-mar, a necessidade de ser criado mais conhecimento científico, e assegurar a difusão desse conhecimento junto de mariscadores e pescadores, bem como, apresentar os projetos candidatos ao programa Mar 2020, ‘Ouriceira Mar e Aqua’.

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mafra, que irá decorrer de 31 de março a 9 de abril, desenvolve-se “no âmbito da sua estratégia de preservação e valorização dos produtos endógenos do território, assim como da sua promoção turística e desenvolvimento económico associado.”

Restaurantes aderentes

7 Praias na Baleia, A Brasa na Gruta, A Canastra, A Tasquinha, Esplanada das Furnas, Estrela do Mar, Funky, Golfinho Azul, Mar à Vista, Marisqueira Brisa, Marisqueira César, Marisqueira Furnas, O Vigarista, Prim, Retiro da Bela Sombra, Ribeira d’Ilhas Surf Restaurant & Bar, Restaurante Dom Carlos, Restaurante Sul, Sushi Drinks Club, Ti Matilde, Tik Tak, Toca do Caboz, Uni Sushi e Viveiros do Atlântico.