Fibromialgia: A dor pode ser controlada?

Fibromialgia dificulta o controlo da dor, a sua tolerância e a sensação de não dependência. Os recursos cognitivos para lidar com a dor aguda são prejudicados nos pacientes com Fibromialgia.

Fibromialgia: A dor pode ser controlada?
Fibromialgia: A dor pode ser controlada? Foto: Rosa Pinto

A fibromialgia é um misterioso distúrbio de dor crónica que é difícil de tratar, e as causas também ainda são, em grande, parte desconhecidas. Agora, um estudo conduzido pela equipa da Clínica de Medicina Psicossomática e Psicoterapia da Ruhr University Bochum, na Alemanha, fornece evidências de que certas áreas do cérebro envolvidas no processamento da dor não funcionam normalmente em pacientes com fibromialgia.

Os investigadores, liderados por Martin Diers, indicam que em pessoas saudáveis a dor que é possível controlar é mais fácil de suportar. O estudo, já publicado na revista NeuroImage: Clinica, mostrou que as áreas do cérebro envolvidas no processamento da dor apresentam atividade alterada em pacientes com fibromialgia.

Controlo do interruptor em dor pelo calor

O grau em que experimentamos a dor e a restrição causada por esta dependem muito de como a percebemos. Se tivermos a sensação de que podemos controlar a dor e acabar com ela, por exemplo, vamos tolerá-la melhor do que se nos sentirmos na sua dependência.

“Para as pessoas com dor crónica, a incapacidade de controlar ataques repetidos de dor é uma das causas mais significativas da perda de qualidade de vida”, explicou Benjamin Mosch, principal autor do estudo. “E, no entanto, os mecanismos neurais subjacentes até agora foram estudados principalmente em controlos saudáveis”.

No estudo os investigadores compararam duas coortes femininas: 21 participantes saudáveis ​​e 23 pacientes com fibromialgia. Ambos os grupos foram expostos à dor causada pelo calor enquanto as suas atividades cerebrais eram monitoradas por ressonância magnética funcional. Em uma corrida experimental, os participantes foram capazes de interromper o estímulo de dor por conta própria. Em outra, um computador controlava o início e o fim do estímulo. “Mantivemos a duração dos estímulos terminados pelo computador igual, em média, aos estímulos terminados pelos sujeitos do teste”, referiu Martin Diers.

Os recursos cognitivos são prejudicados

Quando as mulheres do grupo de controlo saudável foram capazes de interromper o estímulo da dor, várias áreas cerebrais principalmente frontais foram ativadas e parecem desempenhar um papel importante na modulação da dor. Esta observação é consistente com estudos anteriores envolvendo indivíduos saudáveis.

No entanto, e “curiosamente, não detetamos nenhuma dessas ativações no grupo de pacientes”, esclareceu Martin Diers, e acrescentou: “Isso pode servir como evidência para processamento prejudicado da dor entre pacientes com fibromialgia. Isso indica que os recursos cognitivos para lidar com a dor aguda estão prejudicados nesses pacientes”.

A fibromialgia

A fibromialgia foi adicionada ao catálogo de doenças da Organização Mundial de Saúde em 1994. Um distúrbio caracterizado por dor recorrente, bem como vários outros sintomas, incluindo distúrbios do sono, humor depressivo, fadiga crónica e problemas digestivos. Em média, o diagnóstico da fibromialgia leva 16 anos a ser feito.