Fim do ‘Roaming’ na União Europeia

Usar o telemóvel quando viaja pela União Europeia é como estar no seu país, sem mais encargos. Depois de um grande percurso ao longo de 10 anos de negociações entre a Comissão Europeia e os Operadores de Telecomunicações o Roaming terminou.

Fim do Roaming na União Europeia
Fim do Roaming na União Europeia. Foto: Rosa Pinto

A partir de 15 de junho, os europeus podem viajar na União Europeia (UE) sem tarifas de Roaming. De férias, em negócios ou em trabalho temporário, qualquer europeu não terá de pagar mais quando viaja para o estrangeiro e telefona, envia mensagens escritas ou utiliza a Internet através do seu telemóvel ou dispositivo com um cartão SIM do seu país de origem.

Os europeus passam a poder utilizar o telemóvel quando viajam na UE, pagando a tarifa aplicada no país de origem, passando a beneficiar do regime RLAH (Roam Like At Home, ou seja, da aplicação no estrangeiro das mesmas tarifas do país de origem) e das respetivas reservas de utilização razoável dos operadores.

Assim, o sistema de contrato de adesão ao serviço que possuem com o operador local vai manter-se para qualquer chamada de voz, SMS e utilização de dados numa viagem por outros Estados-Membros da UE sem mais alterações. Se tiver um pacote mensal funcionará como se estivesse em casa e sem taxas suplementares.