flyadeal selecionou os Boeing 737 MAX para expansão da frota

Companhia aérea flyadeal, da Arábia Saudita, assinou acordo com a Boeing para uma encomenda de 30 aviões 737 MAX e a opção de mais 20 aviões. A companhia que opera os novos aviões Airbus A320 selecionou os 737 MAX para expansão da frota.

flyadeal selecionou os Boeing 737 MAX para expansão da frota
flyadeal selecionou os Boeing 737 MAX para expansão da frota. Foto: Boeing

A Boeing e a flyadeal anunciaram ontem, 21 de dezembro, que a companhia aérea do Médio Oriente vai ampliar a frota com aviões Boeing 737 MAX. Uma escolha tem por base a eficiência de combustível, o largo alcance e o conforto dos passageiros. A Boeing indicou que a companhia aérea comprometeu-se a encomendar 30 aviões e mais 20 em opção, um negócio avaliado em 5,9 mil milhões de dólares norte-americanos a preço de lista.

A flyadeal é uma subsidiária da Saudi Arabian Airlines, e oferece voos acessíveis dentro da Arábia Saudita. Durante o ano passado, a companhia aérea conduziu um processo de avaliação para 50 aviões narrowbody (fuselagem estreita) para apoiar o crescimento interno e a potencial expansão internacional. A flyadeal opera os novos Airbus A320, mas a companhia aérea indicou ter selecionado o 737 MAX para a sua expansão no futuro.

Saleh bin Nasser Al-Jasser, diretor geral da Saudi Arabian Airlines, referiu: “A procura por serviços de transporte aéreo no mercado doméstico do Reino da Arábia Saudita tem crescido exponencialmente. Uma nova marca, com uma nova identidade focada em baixo custo, a flyadeal trouxe ao mercado uma nova escolha, que foi recebida de forma muito positiva”.

Al-Jasser acrescentou: “A companhia aérea de baixo custo continuará a expandir-se rapidamente, e o aumento da frota alinha-se bem com a meta da flyadeal de aumentar sua presença no mercado doméstico e cobrir novos mercados fora da Arábia Saudita”.

A companhia aérea tem sede em Jeddah, e oferece voos para oito destinos domésticos, incluindo Riad, Jidá, Dammam, Qassim, Tabuk, Gizan, Madinah e Abha.

A flyadeal selecionou o 737 MAX 8, que tem capacidade para 189 passageiros numa configuração de uma classe. Em comparação com a atual frota de A320 operada pela flyadeal, o MAX 8 transporta mais 12 passageiros e proporciona 8% a menos de custos operacionais por assento.

“A flyadeal abriu voos mais acessíveis para milhões de passageiros e estamos reconhecidos que a companhia tenha escolhido o 737 MAX para impulsionar a sua expansão”, referiu Ihssane Mounir, vice-presidente sénior de Vendas Comerciais e Marketing da The Boeing Company. “Nós fornecemos aviões comerciais para a Arábia Saudita há mais de 70 anos e estamos ansiosos em finalizar este acordo e entregar nos próximos anos aviões avançados à flyadeal”.

A parceria da Boeing com a indústria de aviação da Arábia Saudita começou em 1945 com a entrega de uma aeronave DC-3 que deu origem a viagens aéreas comerciais no reino. Nas últimas sete décadas, as companhias aéreas do reino operaram quase todos os aviões comerciais da Boeing, incluindo o 707, o 737s Classics, o MD-11F, o 747, o 777 e o 787 Dreamliners.