Frio é benéfico para um envelhecimento saudável

Temperaturas frias ativam mecanismo de limpeza celular que decompõe agregações de proteínas defeituosas. Uma redução moderada da temperatura corporal pode ter efeitos muito positivos na prevenção de várias doenças associadas ao envelhecimento.

Frio é benéfico para um envelhecimento saudável
Frio é benéfico para um envelhecimento saudável. Foto: Rosa Pinto

O frio ativa um mecanismo de limpeza celular que decompõe as agregações de proteínas nocivas responsáveis ​​por várias doenças associadas ao envelhecimento. Estudos em diferentes organismos-modelo mostraram que a expectativa de vida aumenta significativamente quando a temperatura corporal é reduzida.

Uma equipa de investigação da Universidade de Colónia, Alemanha, desbloqueou um mecanismo responsável pelo funcionamento da limpeza das células quando as temperaturas descem, conforme descrito em artigo publicado na revista Nature Aging.

O investigador David Vilchez e o seu grupo de trabalho usaram um organismo modelo não vertebrado, o nematoide Caenorhabditis elegans, e cultivaram células humanas. Ambos carregavam os genes para duas doenças neurodegenerativas que ocorrem tipicamente na velhice: Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e doença de Huntington.

Ambas as doenças são caracterizadas por acumulações de depósitos de proteínas prejudiciais – as chamadas agregações patológicas de proteínas. Em ambos os organismos modelo, o frio removeu ativamente os aglomerados de proteínas, evitando assim a agregação de proteínas que é patológica tanto na esclerose lateral amiotrófica como na doença de Huntington.

Mais precisamente, os cientistas exploraram o impacto do frio na atividade dos proteassomas, um mecanismo celular que remove as proteínas danificadas das células. A pesquisa revelou que o ativador de proteassoma PA28γ/PSME3 mitigou os déficits causados ​​pelo envelhecimento tanto no nematoide como nas células humanas.

Em ambos os casos, foi possível ativar a atividade do proteassoma através de uma diminuição moderada da temperatura, e referiu David Vilchez: “Em conjunto, esses resultados mostram como, ao longo da evolução, o frio preservou sua influência na regulação do proteassoma – com implicações terapêuticas para o envelhecimento e doenças associadas ao envelhecimento”.

O envelhecimento é um importante fator de risco para várias doenças neurodegenerativas associadas à agregação de proteínas, incluindo Alzheimer, Parkinson, Huntington e a esclerose lateral amiotrófica. David Vilchez acrescentou: “Acreditamos que esses resultados podem ser aplicados a outras doenças neurodegenerativas relacionadas à idade, bem como a outras espécies animais”.

Uma descoberta considerada de grande importância foi que a atividade do proteassoma também pode ser aumentada pela superexpressão genética do ativador. Dessa forma, as proteínas causadoras de doenças podem ser eliminadas mesmo na temperatura corporal normal de 37 graus Celsius. Os resultados do estudo podem fornecer alvos terapêuticos para o envelhecimento e doenças associadas ao envelhecimento.

Há muito se sabe que, embora temperaturas extremamente baixas possam ser prejudiciais aos organismos, uma redução moderada da temperatura corporal pode ter efeitos muito positivos. Por exemplo, uma temperatura corporal mais baixa prolonga a longevidade de animais de sangue frio como vermes, moscas ou peixes, cuja temperatura corporal varia com a temperatura do ambiente.

No entanto, o efeito da diminuição da temperatura também se aplica aos mamíferos, que mantêm a temperatura corporal dentro de uma faixa estreita, independentemente do grau de frio ou de quente a que esteja o ambiente. Por exemplo, o nematoide vive muito mais tempo se passar da temperatura padrão de 20 graus Celsius para uma temperatura mais fria de 15 graus Celsius. E em ratos, uma ligeira diminuição na temperatura corporal de apenas 0,5 grau aumenta-lhe significativamente a vida útil.

Mesmo em humanos, foi relatada uma correlação entre temperatura corporal e expetativa de vida. A temperatura normal do corpo humano é entre 36,5 e 37 graus Celsius. Enquanto uma queda aguda na temperatura corporal abaixo de 35 graus leva à hipotermia, a temperatura do corpo humano flutua ligeiramente durante o dia e até atinge 36 graus durante o sono.

Um estudo anterior concluiu que a temperatura do corpo humano diminuiu 0,03 graus Celsius por década desde a Revolução Industrial, sugerindo uma possível ligação com o aumento progressivo da expectativa de vida humana nos últimos 160 anos.