Fumar cannabis provoca danos graves nos pulmões

Fumar cannabis leva a uma forma muito grave de enfisema pulmonar. Estudo de investigação concluiu que os danos nos pulmões provocados pela cannabis é diferente da maneira como são provocados os dados pelo tabaco.

Fumar cannabis provoca danos graves nos pulmões
Fumar cannabis provoca danos graves nos pulmões. Foto: Rosa Pinto

Investigação da Universidade de Otago, em Dunedin, Nova Zelândia, descobriu que ao contrário do que se supunha que o efeito nos pulmões de fumar cannabis era idêntico ao do tabaco agora os investigadores verificaram que os danos nos pulmões pela cannabis é diferente dos danos provocados pelo tabaco.

Bob Hancox, coautor do estudo, referiu: “Embora os efeitos da cannabis tenham sido prejudiciais, o padrão de alterações da função pulmonar não foi o mesmo. A investigação descobriu que o uso prolongado de cannabis levava a pulmões mais inchados e ao aumento de resistência ao fluxo de ar em maior medida do que o tabaco”.

O investigador acrescentou que “também foi descoberto que o uso de cannabis também pode prejudicar a capacidade dos pulmões de extrair oxigénio da respiração. Esta é uma consequência conhecida por fumar tabaco, mas ainda não tinha sido demonstrada com cannabis até agora.”

Os investigadores estiveram envolvidos no Estudo Multidisciplinar de Saúde e Desenvolvimento de Dunedin, que documentou o uso de cannabis e mediu a função pulmonar ao longo da vida adulta até os 45 anos em mais de 1.000 indivíduos nascidos em Dunedin em 1972 e 1973.

Para Bob Hancox o estudo Dunedin pode ter os dados mais completos do mundo sobre o uso de cannabis ao longo da vida e a função pulmonar em uma grande amostra populacional. Dado que cerca de 75% dos participantes no estudo Dunedin usaram cannabis em algum momento das suas vidas.

O investigador esclareceu que “embora a cannabis seja uma das drogas mais usadas no mundo, há pouca investigação sobre os efeitos nos pulmões. Isso ocorre porque tem sido difícil estudar uma droga que permanece ilegal na maior parte do mundo”.

Os médicos pneumologistas reconhecem que alguns pacientes que fumam muita cannabis têm uma forma distinta de dano pulmonar – uma forma muito grave de enfisema que às vezes é designado por “pulmão de bong” – mas pouco se sabe sobre essa condição.

As últimas descobertas de que o uso pesado de cannabis leva a pulmões inflamados, aumento da resistência das vias aéreas e a prejudicar a extração de oxigénio podem refletir os primeiros sinais desta doença, indicou o investigador.

“As últimas descobertas do estudo Dunedin apoiam observações de outras investigações de que a cannabis tem efeitos diferentes do tabaco. Os resultados de Dunedin estendem essas descobertas com medidas mais completas do uso de cannabis e uma avaliação completa da função pulmonar usando onze medidas diferentes”.

Bob Hancox acrescentou: “É claro que as pessoas que fumam cannabis e tabaco provavelmente sofrerão danos nos pulmões de ambas as substâncias”.

Mas não se sabe como a cannabis prejudica os pulmões de maneiras diferentes do tabaco. Dado o uso generalizado e crescente de cannabis em todo o mundo e a tendência à descriminalização, entender os seus efeitos respiratórios é uma prioridade, concluiu o investigador.