Galileo: Sistema de navegação por satélite europeu já tem 28 satélites

Sistema de navegação por satélite europeu já tem 28 satélites em órbita. Dois satélites foram lançados, com sucesso, no dia 5 de dezembro. Os sinais do Galileo já estão a ser utilizados em mais de 2,3 mil milhões de dispositivos.

Galileo: Sistema de navegação por satélite europeu já tem 28 satélites
Galileo: Sistema de navegação por satélite europeu já tem 28 satélites. Imagem: © ESA

O lançamento, com sucesso, de mais dois satélites Galileo eleva para 28 o número de satélites do sistema global de navegação por satélite da Europa em órbita. O GPS europeu, que se espera esteja completo nos próximos anos, com uma constelação de 30 satélites irá permitir prestar serviços de navegação com elevada qualidade.

Os dois novos satélites Galileo foram lançados com êxito no domingo de manhã, 5 de dezembro, a partir da base espacial europeia de Kourou, na Guiana Francesa. Cinco anos após a entrada em funcionamento do sistema Galileo, os sinais do sistema de navegação já estão a ser utilizados por mais de 2,3 mil milhões de dispositivos em todo o mundo, desde os telemóveis até às balizas de sinalização de emergência.

O Galileo é um dos principais componentes do Programa Espacial Europeu. Um sistema que fornece dados de satélite de acesso livre para posicionamento, navegação e cronometria.

As aplicações apoiadas pelo Galileo encontram-se não só no setor dos telemóveis e dos sistemas de navegação para automóveis, mas também em vários domínios, como a sincronização das redes de energia, o setor dos transportes e da mobilidade, o setor da utilização dos solos e os serviços de localização de emergência.

Mas o Galileo continua a desenvolver novos serviços inovadores, introduzindo em breve os primeiros sinais autenticados, bem como os primeiros sinais com uma elevada precisão geoposicionamento de 20 centímetros, e está também a ser preparado um serviço inovador de alerta de emergência.

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou que todos os 10 satélites de primeira geração restantes serão lançados durante os próximos três anos, após os quais serão sucedidos pelos satélites de navegação mais avançados, poderosos e totalmente reconfiguráveis ​​já construídos, conhecidos como ‘Galileo de segunda geração’ (G2G).

Os satélites G2G estão atualmente a ser desenvolvidos pela ESA com a indústria europeia, envolvendo dois consórcios separados para garantir a competitividade e redundância. O primeiro lançamento está agendado para 2024.