Gaza: já não se sepultam os mortos – relato de 5 de dezembro

Intensificaram-se os bombardeamentos israelitas em toda a Faixa de Gaza. “Nenhum lugar é seguro” e “ninguém está seguro”. Todas as infraestruturas são bombardeadas. Não há recuperação de feridos e mortos dos escombros.

Gaza: já não se sepultam os mortos – relato de 5 de dezembro. Foto: © OMS

O relato diário do Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla inglesa) descreve que os bombardeamentos aéreos, terrestres e marítimos israelitas, em Gaza, intensificaram-se significativamente desde a tarde de 4 de dezembro, juntamente com intensos combates entre as forças israelitas e os grupos armados palestinianos, em particular nas partes orientais da cidade de Gaza, no campo de refugiados de Jabalia e nas áreas a leste de Khan Younis. O lançamento de rockets por grupos armados palestinianos contra Israel também aumentou.

No dia 5 de dezembro, o Coordenador da Ajuda de Emergência, Martin Griffiths, declarou: “Nenhum lugar é seguro em Gaza. Nem hospitais, nem abrigos, nem campos de refugiados. Ninguém está seguro. Nem crianças. Nem os trabalhadores da saúde. Nem humanitários. Este desrespeito flagrante pela humanidade básica tem de acabar. A luta deve parar.”

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, desde o reinício das hostilidades em 1 de dezembro e até às 18h00 de 5 de dezembro, pelo menos 1.207 palestinianos foram mortos, 70% dos quais eram crianças e mulheres. Em 5 de dezembro, o Gabinete dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que “o padrão de ataques que visam ou têm impacto em infraestruturas civis levanta sérias preocupações sobre o cumprimento por parte de Israel do direito humanitário internacional e aumenta significativamente o risco de crimes atrozes”.

No dia 5 de dezembro, dezenas de camiões de ajuda transportando abastecimentos humanitários e combustível entraram em Gaza a partir do Egipto; no entanto, às 23h00 do dia 5 de dezembro, os números certos ainda não eram conhecidos. A capacidade da ONU para receber cargas de ajuda foi significativamente prejudicada nos últimos três dias por vários fatores.

Entre os diversos fatores o OCHA refere a escassez de camiões em Gaza, em que alguns estão retidos na zona centro de Gaza, que foi separada do sul; o corte das telecomunicações em 4 de dezembro; e o número crescente de funcionários que não conseguiram apresentar-se na passagem de Rafah devido às hostilidades. A 4 de dezembro, a Vice-Coordenadora Especial e Coordenadora Residente e Humanitária para o Território Palestiniano Ocupado, Lynn Hastings, afirmou que “a utilização apenas da passagem de Rafah – destinada a peões – para trazer camiões de mercadorias não funciona”.

No dia 5 de dezembro, pelo terceiro dia consecutivo, Rafah foi a única província de Gaza onde ocorreram distribuições limitadas de ajuda. Na província adjacente de Khan Younis, a distribuição de ajuda foi interrompida em grande parte devido à intensidade das hostilidades. A zona central foi largamente desligada do sul, na sequência das restrições de movimento impostas pelas forças israelitas ao longo das estradas principais. O acesso do sul às áreas do norte foi interrompido em 1 de dezembro, com o reinício das hostilidades.

Desde 3 de dezembro, dezenas de milhares de deslocados internos chegaram a Rafah, presumivelmente vindos de áreas da província de Khan Younis. Como os abrigos na cidade de Rafah excederam em muito a sua capacidade, a maioria dos deslocados internos recém-chegados instalaram-se nas ruas e em espaços vazios por toda a cidade. A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA na sigla inglesa) distribuiu centenas de tendas, que foram erguidas em dois locais separados ao lado de centenas de abrigos improvisados.

No dia 3 de dezembro, os militares israelitas designaram uma área que abrange cerca de 20% da cidade de Khan Younis para evacuação imediata. Ordens de evacuação semelhantes foram emitidas nos dias anteriores para uma grande área a leste de Khan Younis. Juntas, estas áreas na província de Khan Younis abrangem cerca de 22% da Faixa de Gaza. Onde antes das hostilidades, viviam cerca de 381.000 pessoas; mais 245 mil deslocados internos estavam alojados em 71 abrigos; ao lado de outros que ficam com famílias anfitriãs. Os militares israelitas ordenaram aos residentes a saída para duas áreas em Rafah e para Al Fakhouri no leste de Khan Younis

Nos termos do direito humanitário internacional, as partes num conflito devem tomar todas as precauções possíveis para evitar e, em qualquer caso, minimizar os danos civis. Isto pode implicar a evacuação de civis ou o envio de um aviso prévio eficaz sobre ataques, o que proporciona aos civis tempo suficiente para partir, bem como uma rota e um local seguros para onde ir. Devem ser adotadas todas as medidas possíveis para garantir que os civis deslocados possam dispor de condições satisfatórias de segurança, abrigo, nutrição e higiene e garantir que os membros da família não sejam separados. Os civis que optam por permanecer em áreas designadas para evacuação não perdem a sua proteção.

Em 4 de dezembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou preocupação com o facto de a intensificação das hostilidades em Khan Younis e em torno dela “provavelmente cortará o acesso a cuidados de saúde a milhares de pessoas – especialmente o acesso ao Complexo Médico Nasser e ao Hospital Europeu de Gaza, os dois principais hospitais no sul de Gaza – à medida que aumenta o número de feridos e doentes.”

Em 5 de dezembro, o Programa Alimentar Mundial (PAM) declarou que “o reinício das hostilidades em Gaza apenas intensificará a catastrófica crise de fome que já ameaça submergir a população civil”. A declaração indicava que “o recrudescimento dos combates torna a distribuição de ajuda quase impossível e põe em perigo a vida dos trabalhadores humanitários”.

Hostilidades e vítimas na Faixa de Gaza

Entre os incidentes mais mortais relatados desde a tarde de 4 de dezembro, envolvendo bombardeamento de edifícios residenciais, estão os seguintes:

Em 4 de dezembro, por volta das 14h40, sete pessoas, incluindo duas meninas, teriam sido mortas em Deir al-Balah;

Em 4 de dezembro, por volta das 15h40, sete pessoas teriam sido mortas em Khan Yunis;

No dia 5 de dezembro, por volta das 7h30, 15 pessoas teriam sido mortas em Jabalia;

No dia 5 de dezembro, por volta das 8h50, dez pessoas teriam sido mortas no novo campo em Nuseirat, na zona central.

No dia 3 de dezembro, uma escola da UNRWA em Khan Younis, que abrigava cerca de 3.800 deslocados internos, foi atingida na sequência de um ataque nas proximidades, matando quatro deslocados internos e ferindo sete, enquanto outra escola da UNRWA em Deir Al Balah, que abrigava cerca de 6.170 pessoas, sofreu danos. Desde 7 de outubro, cerca de 222 deslocados internos abrigados em abrigos da UNRWA foram mortos e outros 911 ficaram feridos.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, entre 7 de outubro e 5 de dezembro, pelo menos 16.248 palestinianos foram mortos em Gaza, cerca de 70% dos quais seriam mulheres e crianças. Muitos mais estão desaparecidos, provavelmente sob os escombros, aguardando resgate ou recuperação.

No total, 85 soldados israelitas foram mortos em Gaza desde o início das operações terrestres israelitas, segundo fontes oficiais israelitas.

Deslocação da população na Faixa de Gaza

No dia 1 de dezembro, os militares israelitas divulgaram um mapa online detalhado, onde a Faixa de Gaza está dividida em centenas de pequenas áreas. Alegadamente, o mapa destina-se a facilitar ordens de evacuação de pessoas para áreas específicas antes do seu alvo. Nos dois dias seguintes, várias áreas, abrangendo cerca de 28% da Faixa de Gaza, foram marcadas para evacuação. A capacidade dos residentes de aceder a esta informação é prejudicada pelas interrupções recorrentes nas telecomunicações e pela falta de energia elétrica para carregar dispositivos eletrónicos.

De acordo com a UNRWA, estima-se que cerca de 1,9 milhões de pessoas em Gaza, ou quase 85% da população, estejam deslocadas internamente, a partir de 3 de dezembro. Quase 1,2 milhões destes deslocados internos estão registados em 156 instalações da UNRWA, em Gaza, dos quais cerca de um milhão estão registados em 99 abrigos da UNRWA no sul. Estima-se que outros 191 mil deslocados internos estejam alojados em 124 escolas e hospitais públicos, bem como em outros locais, como salões de casamento, escritórios e centros comunitários. O restante está alojado em famílias ou ao ar livre, próximo a abrigos. No entanto, obter uma contagem precisa é um desafio, especialmente dadas as dificuldades em rastrear os deslocados internos que permanecem com famílias de acolhimento, o movimento dos deslocados internos após ordens de evacuação desde 1 de dezembro e as restrições de acesso.

Devido à superlotação e às más condições sanitárias nos abrigos da UNRWA no sul, houve aumentos significativos de algumas doenças e condições transmissíveis, como diarreia, infeções respiratórias agudas, infeções de pele e problemas de higiene, como piolhos. Há também relatos iniciais de surtos de doenças, incluindo potencialmente hepatite A.

Foram levantadas preocupações sobre grupos vulneráveis ​​de pessoas que enfrentam difíceis condições de abrigo. Isto inclui pessoas com deficiência; mulheres grávidas, que deram à luz recentemente ou que amamentam; pessoas que estão a recuperar de lesões ou cirurgias; e aqueles com sistema imunológico comprometido.

Eletricidade na Faixa de Gaza

Desde 11 de outubro, a Faixa de Gaza está sob um apagão de eletricidade, depois de as autoridades israelitas terem cortado o fornecimento de eletricidade e se terem esgotado as reservas de combustível para a única central elétrica de Gaza. Dependendo da disponibilidade de combustível, a eletricidade é produzida por geradores, bem como por painéis solares.

Cuidados de saúde, incluindo ataques na Faixa de Gaza

Entre 4 e 5 de dezembro, duas séries de ataques aéreos atingiram as proximidades do Hospital Kamal Adwan em Jabalia, resultando num número desconhecido de vítimas; batalhas terrestres entre as forças israelenses e grupos armados palestinianos têm ocorrido nas proximidades. Mais de 10 mil deslocados internos estão abrigados dentro e ao redor do hospital e não podem sair devido aos combates. Relatos dos média indicam que cadáveres têm se acumulado dentro das instalações, sem possibilidade de serem sepultados.

No dia 5 de dezembro, por volta das 11h30, várias pessoas ficaram feridas, incluindo um paramédico, quando duas ambulâncias da Sociedade do Crescente Vermelho Palestiniano (PRCS) que transportavam pessoas feridas e mortas a sul de Deir al Balah foram atingidas.

Os hospitais no sul mal conseguem lidar com o fluxo de feridos, incluindo dois hospitais apoiados pelos Médicos Sem Fronteiras: Al Aqsa e An Nasser. Este desafio é agravado pela suspensão do apoio dos Médicos Sem Fronteiras a duas clínicas médicas localizadas em áreas debaixo de ordens de evacuação. Os Médicos Sem Fronteiras informaram que, nos dias 3 e 4 de dezembro, mais de 100 vítimas fatais e 400 feridos chegaram ao hospital de Al Aqsa. Para fazer face a este aumento, foi criada uma unidade temporária de curativos para fornecer tratamento de feridas a pacientes com feridas ou lesões crónicas.

Os 12 hospitais do sul estão parcialmente funcionais. Atualmente, a capacidade de camas em Gaza é de 1.400, abaixo das 3.500 camas antes das hostilidades. Esse declínio quando se verifica um aumento no número de pessoas que procuram tratamento. Apenas um dos hospitais atualmente em funcionamento tem capacidade para tratar casos de traumas críticos ou realizar cirurgias complexas, segundo a OMS.

Água e saneamento na Faixa de Gaza

Persistem graves preocupações sobre doenças transmitidas pela água devido ao consumo de água de fontes inseguras, especialmente no norte, onde a estação de dessalinização de água e o gasoduto de Israel foram encerrados. Há semanas que não se verifica quase nenhuma melhoria no acesso dos residentes do norte à água potável e para fins domésticos.

A UNRWA continua a operar nove poços de água que bombeiam cerca de 10.000 metros cúbicos por dia para fornecer água potável e doméstica em abrigos em Gaza. As operações de transporte de água potável para os abrigos nas áreas de Rafah e Khan Younis continuam apesar das condições perigosas. Além disso, os abrigos em Rafah começaram a receber água potável através de camiões-cisterna da Empresa de Serviços de Água dos Municípios Costeiros.

A recolha de resíduos sólidos dos campos, abrigos e transferência para aterros continuou na zona centro, Khan Younis e Rafah. Cerca de 45 carregamentos foram transferidos para aterros temporários no dia 3 de dezembro. Há uma necessidade urgente de mais caminhões e veículos de saneamento.

Hostilidades e vítimas em Israel

O lançamento indiscriminado de rockets por grupos armados palestinianos a partir de Gaza contra Israel intensificou-se em 5 de dezembro; nenhuma morte foi relatada. Mais de 1.200 israelitas e cidadãos estrangeiros foram mortos em Israel, segundo as autoridades israelitas, a grande maioria em 7 de outubro.

Durante a pausa humanitária, de 24-30 de novembro, 86 reféns israelitas e 24 estrangeiros foram libertados. Estima-se que cerca de 138 pessoas permaneçam cativas em Gaza, incluindo israelitas e cidadãos estrangeiros, segundo fontes israelitas. Antes da pausa, quatro reféns civis foram libertados pelo Hamas, um soldado israelita foi resgatado pelas forças israelitas e três corpos de reféns teriam sido recuperados pelas forças israelitas.

Violência e vítimas, dentro e ao redor da Cisjordânia

Em 4 de dezembro, dois homens palestinianos foram baleados e mortos pelas forças israelitas em Sa’ir (Hebron), perto das suas casas; nenhum confronto foi relatado no momento do tiroteio. Em 5 de dezembro, as forças israelitas dispararam na cabeça e mataram um homem palestiniano depois de invadirem o seu apartamento no campo de refugiados de Qalandiya (Jerusalém) durante uma operação de busca e detenção.

Desde 7 de outubro, 249 palestinianos, incluindo 65 crianças, foram mortos na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental. Além disso, dois palestinianos da Cisjordânia foram mortos durante um ataque em Israel, em 30 de novembro. Dos mortos na Cisjordânia, 239 foram mortos pelas forças israelitas, oito pelos colonos israelitas e outros dois foram mortos pelas forças ou pelos colonos. O número em oito semanas representa mais de metade de todos os palestinos mortos na Cisjordânia este ano. O ano de 2023 já é mais mortal para os palestinianos na Cisjordânia desde que o OCHA começou a registar vítimas em 2005.

Desde 7 de outubro, quatro israelitas, incluindo três membros das forças israelitas, foram mortos em ataques perpetrados por palestinianos na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental. Outros quatro foram mortos em Jerusalém Ocidental num ataque palestiniano (um dos quais foi morto pelas forças israelitas que o identificaram erradamente).

Dois terços das mortes palestinianas na Cisjordânia desde 7 de outubro ocorreram durante operações de busca e detenção e outras operações levadas a cabo pelas forças israelitas, incluindo algumas – principalmente nas províncias de Jenin e Tulkarm – que envolveram trocas de tiros com palestinianos. Mais de metade das mortes foram registadas em operações que não envolveram confrontos armados.

Desde 7 de outubro, as forças israelitas feriram 3.325 palestinianos, incluindo pelo menos 528 crianças; 45% delas no contexto de manifestações e 46% no contexto de busca e detenção e outras operações. Outros 84 palestinos foram feridos por colonos e outros 18 por forças israelitas ou por colonos. Cerca de 33% desses ferimentos foram causados ​​com munições reais, em comparação com 9% nos primeiros nove meses de 2023.

Violência dos Colonos israelitas

No dia 4 de dezembro, agressores armados, conhecidos pelos residentes palestinianos como colonos, mas que usavam uniformes militares israelitas, invadiram a comunidade de Khirbet Zanuta (Hebron); demoliram uma estrutura residencial, duas estruturas para animais e destruíram parcialmente as paredes de uma sala de aula da escola da comunidade.

Desde 7 de outubro, o OCHA registou 318 ataques de colonos contra palestinianos, resultando em vítimas palestinianas, em 35 incidentes, danos em propriedades pertencentes a palestinianos, em 241 incidentes, ou tanto em vítimas como em danos materiais, em 42 incidentes. A média semanal de tais incidentes durante este período é de 39, em comparação com 21 incidentes entre 1 de janeiro e 6 de outubro de 2023. No entanto, o número de incidentes desde 7 de outubro diminuiu gradualmente de 80 incidentes na primeira semana (7 a 14 de outubro) para 18 incidentes no último (27 de novembro – 3 de dezembro). Um terço desses incidentes incluiu armas de fogo, incluindo tiroteios e ameaças de tiroteio. Em quase metade de todos os incidentes registados, as forças israelitas acompanharam ou supostamente apoiaram os agressores.

Deslocação da população na Cisjordânia

Desde 7 de outubro, pelo menos 143 famílias palestinianas, compreendendo 1.014 pessoas, incluindo 388 crianças, foram deslocadas devido à violência dos colonos e às restrições de acesso. As famílias deslocadas pertencem a 15 comunidades pastoris/beduínas.

No dia 2 de dezembro, as forças israelitas isolaram, por motivos punitivos, as casas de dois irmãos de Sur Bahir, em Jerusalém Oriental, acusados ​​de matar três israelitas em Jerusalém Ocidental, no dia 30 de novembro. Como resultado, duas famílias compostas por cinco pessoas, incluindo duas mulheres e três crianças, foram deslocadas.

Além disso, 283 palestinianos, incluindo 149 crianças, foram deslocados desde 7 de outubro, na sequência de demolições na Área C e em Jerusalém Oriental, devido à falta de licenças de construção emitidas por Israel; e 63 palestinianos, incluindo 31 crianças, foram deslocados na sequência de demolições punitivas.